Created with Sketch.
Susana Pinto

Verena + Renato: um casamento vintage com aroma tropical

Gosto sempre de ser surpreendida com as imagens bonitas que recebo: esta semana, a honra cabe a Verena + Renato, com o seu casamento vintage, etéreo e de aroma tropical, captado pela equipa inspirada dos Pixel, na Quinta da Quintã.

E que beleza, estas imagens… diáfanas, intimistas e cheias de gente cool e feliz – é disso que são feitas as celebrações mais memoráveis, não?

O vestido da Verena é épico: verdinho água com missangas bordadas, ao qual juntou uma estola de pelo para aquecer durante a noite, e podia ter saído directamente de uma daquelas festas do grande Gatsby… a combinar, decoração verdejante de inspiração tropical, executada com a qualidade e criatividade irrepreensíveis da Quinta da Quintã. Sabiam que a Joana Coelho é designer? Pois ficam a saber, e com um imenso bom gosto, o que só por si é garantia de um resultado sempre muito bonito, feito à vossa medida.

Fiquem com esta festa feita com e para os amigos e família, as pessoas do coração: emocionante, sofisticada e tão feliz!

 

retrato fine art a preto e branco da noiva

 

bouquet de noiva em tons de verde

 

detalhe do vestido de noiva em verde água

 

Como foi o teu pedido de casamento?

No nosso aniversário de namoro, o Renato levou-me a passear pela cidade e depois pelos jardins do Palácio de Cristal (continuamos a chamá-lo assim). Passámos por um muro com vista para o rio Douro, um sítio de que gostamos muito. Ele pediu-me para me sentar em baixo de uma camélia cheia de flores, voltada para a foz e, de repente, tirou uma caixa de joalharia do bolso do casaco. Foi magia quando pronunciou as palavras: “Queres casar comigo?”. Foi um dos momentos mais bonitos na minha vida!

 

 

retrato fine art da noiva com véu

 

 

Como te organizaste? Por onde começaste, com que antecedência?

Para ser sincera, comecei com a compra do vestido, 10 meses antes do casamento! Apaixonei-me por um vestido e decidi logo que ia ser aquele. Depois, começámos por escolher o local da festa, cerca de oito meses antes da data. No início pensámos que um casamento grande era algo que estaria fora do nosso alcance mas confesso que ficámos tristes por pensar que teríamos de reduzir a nossa lista de convidados a poucos amigos e familiares. Mas a Joana, a Tânia e o João, da Quinta da Quintã, que são dos nossos melhores amigos, foram fantásticos e incansáveis e conseguimos organizar o nosso casamento de sonho de uma forma muito pessoal. Os nossos pais também foram uma grande ajuda para podermos realizar esta festa… o meu sonho de menina.

 

detalhe do vestido de noiva em verde água trabalhado com lantejoulas e missangas

 

cerimónia civil ao ar livre num jardim

 

cones para as pétalas

 

detalhe do altar civil

 

Que ambiente quiseste criar? Como o fizeste?

Queria criar um ambiente com estilo, mas ao mesmo tempo acolhedor e relaxado. Como gosto muito do estilo tropical, decidimos criar uma decoração com muitas folhas exóticas pontuada por algumas flores brancas. A Joana, a Tânia e o João (e a equipa de decoração da Quinta da Quintã) também ajudaram neste ponto com o seu excelente gosto e muitas ideias, das quais a maioria foi concretizada.

 

A opção “feito por ti” surgiu porquê?

O meu “feito por ti” foi mais um “feito por nós”. Cada um à sua maneira, todos ajudaram a fazer do nosso casamento um momento especial e personalizado!

 

pétalas e arroz para os noivos na cerimónia civil

 

 

retrato fine art dos noivos ao ar livre

 

 

Tiveste ajuda?

Amigos, amigos e amigos…! A Joana Coelho foi a super designer de todos os elementos gráficos e sabia sempre o que nós queríamos, foi muito fácil desenvolver a imagem do casamento com ela. O convite foi baseado numa ilustração original do nosso amigo Hugo Oliveira. Também temos a sorte de contar, de entre os nossos amigos, com alguns dos melhores videógrafos da praça, os Pixel, que foram imediatamente contratados para fazer o nosso vídeo e, como somos amigos, excepcionalmente também as fotografias. Para além disso, a impressão de todos os materiais gráficos ficou a cargo do nosso amigo David, da “Norcópia”. O véu foi criado e feito pela nossa amiga Joana Teodoro. O bolo de noiva também da autoria de uma amiga, a Sofia, do “Chá das Cinco”. E, claro, no dia anterior ao casamento, a família ainda ajudou com a preparação dos últimos detalhes. Estarei para sempre muito grata pela grande ajuda de todos. Isto tornou a festa ainda mais especial e bonita para nós.

 

decoração tropical com folhas verdes e suculentas

 

decoração tropical com folhas verdes e suculentas

 

decoração com folhas verdes e flores brancas

 

O que era o mais importante para ti?

Passar um dia inesquecível com o Renato e com todos os nossos amigos e família de cá e da Alemanha.

 

E secundário?

Como estava planeado, queríamos que a cerimónia do casamento tivesse lugar no jardim, estive sempre muito ansiosa por causa do tempo e da possibilidade de chuva. De tal modo que, mesmo tratando-se de um casamento civil – e não sendo eu católica! – fui entregar os ovos à Santa Clara para pedir bom tempo, como manda a tradição!

 

decoração com velas e suculentas

 

material gráfico com inspiração tropical

 

decoração floral branca com suculentas, folhas verdes e velas

 

Onde gastaste mais dinheiro?

Sinto que o dinheiro foi gasto um pouco por todas as áreas, na medida do que seria lógico para cada uma delas. Não me arrependo de nada porque foi tudo muito bem pensado.

 

Onde gastaste menos? 

Em comparação com outras noivas, o meu vestido foi mesmo económico. Isso porque não tinha o carimbo de “vestido de noiva”. Era verde-água e foi amor à primeira vista. E com o véu a condizer feito pela nossa amiga Joana Teodoro, senti-me como num conto de fadas.

 

sala de banquetes da Quinta da Quintã

 

mesa de queijos no catering da Quinta da Quintã

 

mesa de doces no catering da Quinta da Quintã

 

O que foi mais fácil?

Dizer “Sim”!

 

O que foi mais difícil?

Decidir o plano de mesas. É preciso muita sensibilidade para bem dividir os convidados e proporcionar o melhor ambiente possível à festa.

 

espaço exterior da Quinta da Quintã

 

bolo dos noivos na Quinta da Quintã

 

coerte do bolo na Quinta da Quintã

 

corte do bolo na Quinta da Quintã

 

O que te deu mais prazer criar?

Toda a decoração floral, em harmonia com a linha gráfica, foi um sonho. Também gostei muito de decidir o bolo de noiva.

 

O casamento que planeaste, é a vossa cara, ou foste fazendo cedências pelo caminho?

Há sempre compromissos dentro do próprio casal, mas acho que tudo foi muito “a nossa cara”, o que nem sempre é fácil num casamento multicultural.

 

 

corte do bolo na Quinta da Quintã

 

corte do bolo na Quinta da Quintã

 

 

Um pormenor especial?

O corte do bolo no laranjal com o corredor de sparkles… Amei.

 

Agora que já aconteceu, mudavas alguma coisa?

Não.

 

 

 

 

 

 

Algumas words of advice para as próximas noivas?

Acho importante que a festa seja planeada para que tudo funcione com bom ou mau tempo. No nosso caso tínhamos um plano B para tudo o que à partida fosse realizado ao ar livre. Evitámos a ansiedade desnecessária de uma decisão tomada na hora e vivemos este dia especial em pleno. Para além disso aconselho os noivos a que no próprio dia não se sobrecarreguem com milhares de coisas. Deixem o dia correr e aproveitem acima de tudo a presença da família e dos amigos na vossa festa!

 

E agora, em movimento: que festaça!

 

 

 

Os nossos fornecedores:

 

local, catering, decoração, flores, convites e materiais gráficos: Quinta da Quintã;

bolo: Chá das Cinco;

fato do noivo e acessórios: Roberto Verino e Prassa;

vestido de noiva e acessórios:  vestido Lilly Brautmoden, sapatos Nueva Epoca e acessórios vintage da avó e da mãe da noiva;

maquilhagem: Vítor F.;

cabelos: Rute, Hair Identity;

video: Pixel;

luzes, som e DJ: Dj Bruno, Feedback Produções

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade