Created with Sketch.
Marta Ramos

Wise words: música ao vivo no casamento

As nossas wise words de hoje são musicais. A música é um dos principais ingredientes de qualquer festa que se preze, quanto mais de uma festa de casamento – até porque, neste caso, estamos a falar de uma banda sonora, com todo o compromisso que isso implica. O vosso dia terá vários momentos distintos, com mais ou menos formalidade, com mais ou menos emotividade, com mais ou menos intensidade. E claro que vão querer que a música seja adequada a cada um deles.

Lembram-se de vos termos ajudado a escolher a banda sonora do dia do casamento? Voltem a esse artigo para organizarem as vossas pesquisas, está lá tudo.

Hoje debruçamo-nos sobre a música ao vivo em particular. Contamos com a ajuda do Luís Costa, dos All you need is love, para vos esclarecer todas as dúvidas e vos guiar neste caminho até à escolha dos músicos perfeitos para o vosso casamento. E a primeira pergunta que fizemos ao Luís foi: quais são as vantagens da música ao vivo?

A emoção. Somos suspeitos para falar, obviamente, mas uma cerimónia com música ao vivo, música pensada e adaptada para cada momento, tem um impacto brutal. O dia do casamento, por si, já é emotivo e traz à flor da pele um vulcão de sentimentos. Se a tudo isto juntarmos música ao vivo, marca. Marca os noivos, marca os convidados e marca o dia. Fica para sempre na memória… com banda sonora… tal como um filme.

Para garantir que conseguem contratar os vossos músicos preferidos, o ideal será tratar esta questão com a antecedência com que contactam todos os outros fornecedores. Quanto mais cedo sondarem o mercado, maior a probabilidade de garantirem a presença do grupo de que realmente gostam. A procura nos meses entre Maio e Setembro é bastante, e a agenda fica mais preenchida nessas alturas. «Daí que o nosso conselho seja encararem a banda sonora da cerimónia como um factor tão importante como o fotógrafo ou a maquilhadora, por exemplo», aconselha o Luís. «Infelizmente, sentimos em muitos casos precisamente o oposto – que os noivos só se lembram deste detalhe nos últimos meses que antecedem o grande dia.»

Quando seleccionarem uma mão cheia de profissionais que vos agradem e passarem aos contactos, devem ter presente que é muito importante, para tomar uma boa decisão, estarem bem informados. Em primeiro lugar, conhecer cada grupo: quem são as pessoas, quais os instrumentos, qual o estilo. Este é um ponto fundamental. Caso o site não apresente gravações, peçam-nas. Só assim ficarão esclarecidos. Perguntem sempre se os músicos se fazem acompanhar de instrumentos próprios e de equipamento sonoro (em igrejas grandes ou espaços abertos isto pode fazer toda a diferença). E esclareçam se o grupo agenda mais do que uma cerimónia por dia ou se está disponível para vocês sem constrangimentos de horário.  

No caso dos All you need is love, a data e o local da cerimónia são as primeiras informações relevantes. «O facto de ser uma cerimónia civil ou religiosa também importa saber porque a nossa actuação será ligeiramente diferente e adaptada a cada contexto. Depois, claro, aconselhamos os noivos a pensarem sobre as músicas que gostariam de ter no seu grande dia e damos toda a orientação necessária.»

 

música ao vivo no casamento

 

música ao vivo no casamento

 

música ao vivo no casamento

 

As bonitas imagens são dos Instante Fotografia (as duas primeiras) e da Arte Magna (a terceira).
No site dos All you need is love, encontramos uma listagem bastante completa dos temas que o grupo vai acrescentando ao repertório, acompanhada das respectivas gravações. «O nosso registo foge um pouco ao tradicional nestas ocasiões, que se centra muito no género clássico lírico. Acabamos, muitas vezes, por pegar em temas mais comerciais e fazer um arranjo para conseguirmos uma actuação mais acústica e intimista.» Desta forma, os clientes podem conhecer amplamente o seu trabalho e até compor o alinhamento musical da cerimónia. Não estão, no entanto, limitados àquilo que encontram no site. «
A escolha do alinhamento é deixada ao critério dos noivos. Por norma, pedimos que centrem as suas escolhas no nosso repertório habitual, que apresentamos no site. Para nós, torna-se mais fácil garantir uma boa actuação se assim for, pois os temas já estão devidamente preparados e ensaiados. No entanto, estamos sempre disponíveis a sugestões.»

Bem sabemos que, não raras vezes, os noivos têm a ‘sua música’, algo que lhes toca particularmente e que lhes é especial. Por isso, acreditamos que é nossa missão estar à disposição e fazer tudo quanto possível para tornar realidade o seu dia de sonho.

Quer seja uma cerimónia civil ou religiosa, a estrutura da actuação dos All you need is love não difere muito. Há momentos específicos para actuar, como a entrada do noivo e da noiva ou a troca das alianças. Todos esses detalhes são previamente acordados com os noivos, em coordenação com o celebrante (seja um casamento civil ou religioso), para que todos os envolvidos tenham conhecimento.  

Depois de definido o alinhamento e de preparadas as canções, chega o grande dia. «Não temos, obrigatoriamente, que conhecer o espaço onde vamos actuar. No próprio dia do casamento optamos por estar uma hora antes para montarmos todo o equipamento e fazermos alguns testes de som. Como já temos bastante experiência, acabamos por tocar em vários sítios diferentes, com diferentes características também, o que nos permite estar sempre preparados e prevenidos.»

E porque falamos de actuações ao vivo, falamos também de um cenário onde os imprevistos podem atrapalhar o resultado. Quando os instrumentos são acústicos, como o são a maior parte daqueles utilizados pelos All you need is love, há que ter em atenção que são mais sensíveis às temperaturas. O frio e o calor afectam não só a afinação, mas também a própria integridade dos instrumentos. Daí que nas cerimónias ao ar livre deva ser providenciada uma sombra generosa para os músicos.

Poderemos falar também na acústica das igrejas. Alguns locais mais imponentes, como santuários e Sés, têm características que podem não jogar muito a favor dos músicos – demasiada reverberação, por exemplo, faz com que o som pareça um pouco embrulhado. Daí que seja importante uma réperage do espaço, feita com antecedência, para que sejam feitos alguns testes e esteja garantida a melhor performance. 

«Aquilo que gostamos de dizer aos noivos é: visitem o nosso site, ouçam as nossas músicas e analisem o nosso repertório. Mas não se fiquem por aqui. Procurem outros fornecedores, ouçam outros estilos. No fim decidam, de forma calma e consciente. Sabemos que os noivos estão sob uma pressão constante e muito grande. Por isso, as decisões devem sempre ser ponderadas e sem pressões por parte dos fornecedores. Queremos sempre escolhas seguras e certas e tentamos sempre acalmar os noivos mais ‘nervosos’, assegurando-os que estão em boas mãos.»

Para terminarmos em boas mãos, deixo-vos uma das últimas gravações dos All you need is love, um tema recente e muito romântico de Carolina Deslandes. Parece-nos um excelente ponto de partida para começarem a alinhar a banda sonora do vosso casamento!

 

música ao vivo no casamento

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade