Created with Sketch.
Susana Pinto

À conversa com: Green Pic’k, decoração floral para casamentos

Hoje conversamos com a dupla Carolina Claro e Sofia Oliveira, que assinam como Green Pic’k e fazem decoração floral para casamentos.

Tudo começou com suculentas, mas rapidamente e de forma muito feliz, evoluiu para um estilo que elas chamam, e muito bem, de rústico contemporâneo. O resultado é uma combinação de frescura natural, umas espécies mais sofisticadas do que outras, mas que no seu conjunto, todas encontram espaço para brilhar.

E quem trabalha assim, sabe o que faz!

Fiquem com as imagens bonitas e com a conversa destas duas meninas: refrescante, tal como o seu trabalho!

 

Temos uma imagem muito própria que pretendemos manter. Faz sentido para nós que os clientes a reconheçam e que haja um fio condutor ao longo dos anos.

 

Como começou a GreenPic’k?

A GreenPic’k surge da ambição de duas novatas Arquitetas Paisagistas, que se lançaram no mercado português numa das alturas mais críticas da País. Com vontade de progredir e evoluir profissionalmente, cada uma de nós procurava algo novo e mais desafiante. Já tínhamos trabalhado juntas como colegas de faculdade e posteriormente na mesma empresa. No entanto, acabámos por seguir percursos diferentes, que nos foram desgastando, ao ponto de pensarmos como seria se criássemos o nosso próprio negócio. Desta vontade, surgiu a nossa primeira ideia de negócio com a concretização de quadros vivos com plantas suculentas.

Foi então que em 2015 algo inesperado nos bateu à porta. Deste fascínio por suculentas fomos abordadas pela primeira vez pela a Inês, a nossa primeira noiva (e apaixonada por suculentas), com o intuito de decorarmos o seu casamento com estas plantas. Aceitámos este desafio e desde então nunca mais quisemos parar. Obrigada Inês e Nuno!

 

Como definem a vossa assinatura?

Acreditamos ser uma marca de estilo rústico contemporâneo, com linhas orgânicas que se foca na simplicidade e essência de cada planta e que não descura o detalhe.

 

Esse estilo faz parte do ADN da marca ou é um conceito que escolhem para explorar e trabalhar este ano? Porquê?

A base é sempre nossa, no entanto tentamos sempre adaptá-la às novas tendências, assim como ao estilo de cada cliente e ao ambiente em que se vai inserir o evento. Temos uma imagem muito própria que pretendemos manter. Faz sentido para nós que os clientes a reconheçam e que haja um fio condutor ao longo dos anos.

 

Green Pic'k decoração floral para casamentos

 

Green Pic'k decoração floral para casamentos

 

Green Pic'k decoração floral para casamentos

 

As tendências da estação… são um assunto de trabalho ou apenas fait divers?

São assunto de trabalho, pois fazem-nos pensar em novas ideias e soluções para apresentarmos aos nossos clientes. Gostamos de criar ambientes novos que sigam a tendência, mas com um toque nosso.

 

E as estações do ano, o ritmo e produção de cada época, são influências, contingências ou indiferenças nestes tempos globais?

É um facto que os meses de verão continuam a ser os mais requisitados para este tipo de eventos, no entanto notamos cada vez mais um crescente interesse em casar no inverno ou nos meses adjacentes ao verão, pois felizmente o nosso país dá-nos boas condições climatéricas para que tal aconteça, e começamos a perceber que os valores de época baixa são um atrativo para os noivos. Para nós, decoradoras, é sempre bom podermos trabalhar com todas as épocas de floração, pois dá-nos a possibilidade de fazer arranjos diferentes e trabalhar com todo o tipo de flores, algo que não nos deixa cair na monotonia e apela à criatividade. Ainda assim, é sempre bom termos um “tempinho” mais calmo para pararmos, pensarmos e nos reorganizarmos!

 

Têm espécies favoritas ou a beleza e potencial são características transversais a todas as flores e plantas?

Gostamos de todas as flores e plantas! Adoramos experimentar diferentes conjugações e juntar as flores mais clássicas com as mais campestres. Os resultados são muitas vezes improváveis, mas resultam muito bem!

 

Ter o controle das decisões é importante? Têm uma perspectiva perfeccionista e específica sobre o resultado e a forma como querem que o vosso trabalho seja mostrado e vivido ou é o prazer de discutir ideias, de criar e acompanhar o processo, que vos interessa mais na relação com cada projecto, cada cliente?

Gostamos de ter o mínimo de controle sobre o que estamos a fazer, até porque nos comprometemos com o cliente em fazer o serviço a que nos propusemos da melhor forma. No entanto agrada-nos a ideia de ter liberdade para discutir o projeto e criar peças diferentes. Digamos que o equilíbrio entre os dois é o ideal.

 

Green Pic'k decoração floral para casamentos

 

Green Pic'k decoração floral para casamentos

 

Green Pic'k decoração floral para casamentos

 

Existem fórmulas vencedoras que aplicam, ou cada projecto de decoração floral é pensado totalmente de raiz?

Cada projeto é pensado de raiz. Cada casal de noivos é singular e a visão dos dois enfatiza sempre pormenores diferentes de caso para caso. Há sempre uma história por trás que nos permite reter alguns aspectos importantes e que nos faz pensar no que faz sentido incluir no dia mais importante dos nossos clientes. São momentos que serão captados em fotografias e memórias que ficam para sempre, exigindo de nós dedicação e atenção a vários pormenores. Com a experiência, vamos conseguindo agilizar alguns pontos, mas podemos dizer que cada evento é singular e especial.

 

Onde buscam inspiração para cada nova temporada de trabalho?

A inspiração vai-nos chegando e invadindo as nossas cabeças em todos os momentos, sempre que um cliente nos desafia, sempre que há partilha entre amigos e colegas da mesma área, num simples deambular pelas redes sociais e média em geral, ou quando espreitamos pela janela e nos deparamos com a beleza da natureza lá fora!

 

E nos momentos de fadiga criativa, como refrescam a mente e o olhar?

Nada como uma pausa, alterar rotinas, procurar algo que nos inspire e que nos faça sentir bem! A inspiração e criatividade surgem quando menos se espera ou menos nos focamos nisso. É importante respeitar o tempo livre, ocupar a cabeça com os prazeres do dia a dia, repor energias.

 

Green Pic'k decoração floral para casamentos

 

Green Pic'k decoração floral para casamentos

 

Green Pic'k decoração floral para casamentos

 

Como é o vosso processo de trabalho, como criam uma ligação com os seus clientes?

Gostamos de transparência e que os clientes se sintam bem e confiantes. Por isso tentamos sempre conhecer cada cliente e a sua história, para começarmos a delinear todo o processo criativo com base em cada um. Estamos sempre disponíveis para ajudar e apresentar as melhores soluções, e tentamos sempre trabalhar em conjunto com eles. Só ficamos bem quando os nossos noivos estão satisfeitos.

 

Qual é a melhor parte de trabalhar com flores e plantas, em decoração? E o mais desafiante e difícil?

Somos apaixonadas pela natureza, pela energia que nos transmite, pelas cores, texturas, formas e conjugações que conseguimos recriar através dela. No entanto, sabemos que está em constante mudança, e é sempre um desafio trabalhar com elementos vivos! Nunca sabemos de que forma vão evoluir e entendemos que são extremamente frágeis, pelo que é necessário respeito, um cuidado extremo na forma como os moldamos e trabalhamos com eles.

 

Qual foi o casamento em que mais gostaram de trabalhar? Porquê?

O casamento da Nadya & Mads. Aconteceu o ano passado (2017), no Forte da Cruz, Estoril. E a conjugação de diversos factores fez deste casamento um dos nossos preferidos. O local agrada-nos bastante, e o facto de ter acontecido no início da época deu-nos alguma margem para agirmos com mais tranquilidade. Os noivos eram estrangeiros, e confiaram totalmente em nós, pelo que fomos nós a assumir todo o processo de criatividade do início ao fim. O prazo de execução foi muito curto, tivemos uma semana para preparar todo o conceito criativo e logístico da decoração do casamento. Mas estes clientes deram-nos a liberdade de decidir o que melhor se encaixava no espaço, percebemos à partida o conceito que procuravam e rapidamente conseguimos estabelecer uma relação de confiança. O facto de serem um casal relaxado, simpático e acima de tudo prático, deixou-nos margem para trabalharmos bem sobre pressão. Foi tudo muito rápido e desafiante, mas ficou-nos na memória e gostámos muito do resultado final!

 

Escolham uma imagem favorita do vosso portfolio e contem-nos porquê:

Esta imagem é do Rui Gaiola da Golden Days Wedding Photography a quem agradecemos desde já a prestável partilha das várias fotografias deste dia especial. Nem sempre temos acesso a estes momentos, pois são mais íntimos e não diretamente relacionados connosco, sendo que poucos clientes e fornecedores se lembram de nos enviar. Mas estes noivos sempre ficaram bem presentes na nossa memória. Só os conhecemos pessoalmente no dia do casamento e vimos logo a boa energia que transmitiam. Dos casais mais descontraídos e alegres que já conhecemos e que viveram o dia da forma mais descontraída possível, num ambiente intimista e feliz. Esta imagem reflete o ambiente simples e acolhedor que se viveu nesta mesa, com partilha de histórias, comemorando as coisas simples da vida!

 

Green Pic'k decoração floral para casamentos

 

Os contactos detalhados da Green Pic’k, estão na sua ficha de fornecedor. Espreitem a galeria, cheia de imagens bonitas e contactem-no directamente através do formulário: é só preencher com os vossos dados e mensagem, e na volta do correio, terão uma resposta simpática.

 

Acompanhem estas nossas conversas longas com fornecedores seleccionados Simplesmente Branco, sempre à quarta-feira!

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade