Created with Sketch.
Marta Ramos

Dicas para casar: vestidos de noiva plus size, como escolher?

Nas dicas para casar desta semana, continuamos a série de conselhos sobre vestidos de noiva, mas desta vez para as noivas plus size.

 

Seguimos o blogue The Paper and Ink, da Joana Cardoso, que é, entre outros talentos, fotógrafa de casamentos. No seu blogue, a Joana fala de vários assuntos, moda entre eles, com especial foco no estilo com formas generosas.

Por estas razões achámos que era a pessoa ideal para nos acompanhar e guiar neste assunto e convidámo-la a juntar-se a nós.

 

«Penso que cada vez mais o mercado da moda responde às exigências da mulher real, ou seja, aquela que tanto veste um 34 como 54.

Claro que os modelos base são sempre pensados numa silhueta mais estreita, mais conforme os parâmetros dos desfiles de moda, mas quase todas as lojas e grande parte das marcas e estilistas acabam por, na área de vestidos de noiva, ter à disposição uma maior variedade de tamanhos. Há modelos que assentam melhor numa mulher mais magra, enquanto outros são escolhas mais seguras para mulheres com mais curvas – mas a verdade é que já encontramos uma boa variedade de vestidos em diversos tamanhos.»

 

Desafiámos a Joana a imaginar que estava de data de casamento marcada. Por onde começaria as suas pesquisas de vestidos de noiva?

«Acho que sou aquele tipo de mulher que já tem uma ideia bastante fixa do que quer usar e procurar, mas mesmo assim acredito que muitas vezes somos surpreendidas por aquele vestido ou corte que nunca nos passaria pela cabeça. Sem dúvida que o meu primeiro instinto seria procurar inspirações em sites do género do Pinterest ou até mesmo no Instagram. Faria pesquisa online nas lojas multimarca mais conhecidas e também por pequenas boutiques e designers independentes, algo que começa a ser bastante comum nos dias que correm. Acho que tudo depende do nosso gosto e orçamento, mas acredito que a pesquisa deve ser extensa para  termos a certeza do que estamos a comprar e de realmente escolhermos algo que nos faz feliz.

No Porto, onde resido, não perderia as lojas físicas da Rosa Clará, Pronovias, Jesus Peiró, Gio Rodrigues ou da Penhalta Novias.
É sempre mais difícil comprar um vestido de noiva online, mas ainda assim pesquisar também lá fora é uma óptima ideia para encontrar marcas e designers que trabalham com tamanhos grandes, sendo que há a possibilidade de algumas lojas em Portugal receberem artigos de marcas internacionais com essa especificidade, como a Kenneth Winston ou a Laure de Sagazan

 

Vestidos de noiva plus size Vestidos de noiva plus size Vestidos de noiva plus size

 

Para a Joana, a regra número um será fugir aos cortes mais comuns: estilo princesa com grandes saias volumosas, vestidos com decotes cai-cai ou alças muito finas.

Muitas vezes os modelos mais justos e até estruturados acabam por cair muito melhor num corpo mais volumoso, fazendo sobressair um maravilhoso perfil de ampulheta. Cada pessoa tem as suas características e mesmo que duas mulheres vistam o mesmo tamanho, isso não significa que tenham a mesma forma: não há uma fórmula exacta para vestir todas as noivas plus size.

 

«Não tenham medo de experimentar um corte sereia, um corte fit and flare ou algo que nunca vos passaria pela cabeça. Pensem no tom do vestido, no tecido em si – eu adoro rendas e sedas ou cetins mais estruturados – e combinem todos os pormenores de modo a ter um vestido coeso, no qual se sintam bem e bonitas. Por vezes os vendedores têm a melhor intenção possível, mas acreditem que a decisão final deve ser sempre vossa e se se sentirem bem, é o que importa. De que vos vale todos dizerem que estão lindas, se não gostam do vestido, ou se o desconforto é permanente? O dia é vosso, é longo e quer-se muito feliz – nunca percam o foco!»

 

Quanto a acessórios, a preferência da Jona recai sobre os toucados, embora reconheça que os véus têm um efeito fotogénico muito especial. Uma bonita pulseira, um anel de família ou uns brincos simples são as suas apostas em termos de jóias, sobretudo em vestidos muito elaborados ou com decotes altos.

Quanto aos sapatos, elegância, claro, mas sobretudo conforto. Se não resistem a uns saltos altíssimos para arrasar, considerem um segundo par menos desafiante para as horas mais agitadas da festa. Ficar sentada porque os pés já não aguentam é que não vale!

 

Vestidos de noiva plus size Vestidos de noiva plus size Vestidos de noiva plus size Vestidos de noiva plus size

 

No mais bonito dos dias, a noiva é o centro das atenções: também sobre isto, a Joana tem bons conselhos para dar, agora como profissional.

 

«O modo como nos vemos é sempre diferente daquele que é retratado, temos tendência a ver coisas a mais ou a menos, a fazer poses que resultam bem ao espelho, mas que são impossíveis de replicar fotograficamente. Também o ângulo da fotografia nunca será o mesmo de quem se olha a si mesma num espelho. Enquanto que eu olho de cima para baixo num espelho, com a altura dos meus olhos a cerca de 1,60m do chão, já a partir de uma lente o ângulo é posicionado mais abaixo ou mais acima, e a própria abertura angular da lente faz com que pequenas deformações existam, o que leva a que acabemos por parecer ou mais gordinhas ou mais magras.»

 

Um bom fotógrafo, quer seja no casamento ou numa sessão, guia-vos para, ou encontra, o ângulo certo, especialmente se já vos conhecer e tiver trabalhado convosco – uma enorme vantagem. Daqui resultam belas fotos que vos mostrarão o quão bonitas realmente são, algo que nem sempre conseguimos apreciar em nós mesmas.

 

Dicas finais da Joana:

«Se não gostam de ver os braços nus, optem por um vestido com manga. Se não querem realçar a barriguinha, usem uma cinta modeladora ou um vestido em que o corte não evidencie a zona abdominal. A verdade é que, como mulher e fotógrafa, ouço clientes dizerem que não gostam disto ou daquilo nas suas silhuetas e, no dia do casamento, o que vestem evidencia todas essas partes que menos apreciam. Pedem-nos “milagres”, pedem-nos Photoshop para ver uns braços mais magros, uma barriga mais definida. Não faz sentido nem deve ser uma angústia presente. Como fotógrafa e como mulher plus size, conheço os pequenos grandes truques que a roupa nos permite fazer. Basta ser estratégico e escolher bem.»

 

A confiança é, também, um ponto importante. Se uma mulher se sente bonita, sem medos, sem preocupações estéticas face ao seu corpo e ao que veste, isso transparece. A confiança é uma base importante da beleza.

«Para as pessoas mais tímidas, acreditem que nós – fotógrafos – temos a nossa maneira de vos deixar mais à vontade. Eu, pessoalmente, adoro conhecer os meus clientes antes, talvez até fotografar com eles antes do casamento para entender toda a nossa dinâmica. Não tenham medo de dizer aquilo de que gostam, não gostam, o que querem e o que não querem. Da minha parte, eu vou tentar fazer-vos rir, pedir para olharem um para o outro e dizerem o motivo que vos levou a amar, que vos levou àquele dia, e é a partir desses momentos que os olhos brilham, os abraços surgem, os beijos acontecem e eu consigo captar a essência do vosso amor, de modo muito natural, puro e sem grandes poses. O amor torna tudo mais bonito, incluindo as pessoas.»

 

Está tudo dito, verdade? Cabeça disponível para seguir os conselhos dos profissionais, estratégia na escolha do que favorece e do que não queremos que sobressaia, confiança e auto-estima em alta e trabalhar com óptimos profissionais. No fundo, são também conselhos para todos os dias, e um sorriso, daqueles que vem de dentro e nos ilumina, é o melhor acessório que podemos usar!

 

Imagens via Love my dress. Passem por lá para este casamento bonito!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade