Created with Sketch.
Marta Ramos

Casar no Jardim Botânico, em Ponta Delgada

Ainda na semana passada dávamos aqui destaque às hortênsias e ao seu efeito refrescante na decoração de um casamento. Hoje regressamos a paisagens açorianas para vos falar de um novo e belíssimo espaço no coração de Ponta Delgada, onde a AVVA-Eventos irá criar o vosso casamento de sonho.

Trata-se da Estufa Fria do centenário Jardim Botânico José do Canto, que reabriu recentemente, renovada e completamente equipada: uma sala com muita personalidade, com a vegetação, a luz e a melancolia do jardim circundante a entrar pelas janelas e a inundar o interior de um charme bucólico e mágico. Com capacidade para 120 pessoas sentadas, um bar e zona lounge, permite desfrutar de todo o jardim. A juntar a este cenário de contos de fadas, têm à vossa disposição os serviços de wedding planning da AVVA-Eventos, que propõe que aproveitem ainda a igreja do jardim ou um dos seus românticos recantos para a cerimónia do vosso casamento. Perfeito!

 

 

 

 

 

Casar na ilha de São Miguel já é, só por si, uma ideia idílica. Com o apoio da equipa wedding planner da AVVA-Eventos, todo o encanto dessa ideia é reflectido nos detalhes do vosso casamento, para um resultado que supera as expectativas mais elevadas. Assumidamente românticos e orgulhosamente autênticos, os profissionais da AVVA-Eventos adoram o que fazem e fazem-no com classe. Inspirados na história de cada casal e nos encantos da ilha de São Miguel, dedicam-se inteiramente a construir cada casamento como se fosse o único. A decoração é um dos seus pontos fortes, assente na personalização completa e no detalhe. Mas a cozinha é outro dos seus trunfos, baseada nos produtos frescos e locais. Seja qual for a vossa ideia (uma festa intima ou gigante, um sítio badalado ou escondidinho), desafiem-nos!

Escolheram ser profissionais de casamento porque são românticos e adoram decoração e todos os detalhes. Orgulham-se muito de serem reconhecidos pelas suas decorações e pela dedicação a cada casal de noivos que os escolhe para organizar o seu dia. Vão procurar inspiração aos noivos que os procuram e à natureza luxuriante da ilha de São Miguel – os seus verdes, a sua luz, o cheiro do mar. E daqui a cinco anos vêem-se a ser os melhores e mais conceituados wedding planners dos Açores.

Não deixem de consultar a ficha de fornecedor seleccionado da AVVA-Eventos para ficarem a conhecer melhor o seu trabalho.

Marta Ramos

Wise words: votos de casamento

Na semana passada, falei-vos sobre a tradição dos discursos de casamento e sobre como poderão acrescentar palavras bonitas e sentidas a um dia de tantas emoções, compondo momentos que ficarão registados para sempre em imagens e, garantidamente, nas vossas memórias, assim como nas de todos os vossos familiares e amigos.

Os discursos são, na verdade, mais a pensar nos outros – ou seja, servem para vocês darem as boas-vindas a todos os convidados e para algumas das pessoas mais importantes das vossas vidas poderem deixar o seu testemunho na vossa festa.

As nossas wise words de hoje também falam de palavras, mas desta vez o foco incide apenas sobre vocês os dois, o casal: o que têm a dizer um ao outro no dia do vosso casamento? Não percam a oportunidade de dizê-lo – através de votos de casamento.

Nos casamentos religiosos, os votos obedecem a uma estrutura fixa. Em Portugal, os votos de casamento escritos pelos noivos são mais comuns nas cerimónias civis, como uma forma de personalizar o acto e dar-lhe outro encanto. No entanto, nada vos impede de dizer os vossos votos pessoais caso optem por um casamento religioso. Antes de mais nada, coloquem a questão junto do padre ou ministro da vossa igreja ou comunidade religiosa, de modo a averiguar se existe alguma possibilidade de incorporarem os vossos textos na cerimónia. Caso isso não seja possível, criem o vosso próprio momento especial na altura do dia que vos parecer mais adequada. Por exemplo, caso estejam a planear incluir discursos na vossa festa, os votos poderão ser o culminar dos discursos, o momento alto das emoções, antes de um brinde (com a abertura do bolo, porque não) e celebrado em grande estilo logo a seguir, na pista de dança.

São mais cantores do que oradores? Então cantem os vossos votos: poderão escolher uma música que vos seja particularmente agradável e substituir a letra por palavras vossas; ou então, havendo talento para tanto, compor a música de raiz. Se precisarem de ajuda, falem com a Caramelo!

Independentemente da forma, nos votos de casamento é o conteúdo que conta. Não há fórmulas mágicas para esta coisa das palavras de amor, como vocês bem sabem: é abrir o coração e deixá-lo falar por vocês. Pode haver, no entanto, uma certa metodologia que vos ajude a arrancar e a não entrar em pânico com a página em branco:

. Imaginem que estão a escrever uma carta de amor à vossa cara-metade, em que lhe transmitem como se sentem com a aproximação do grande dia e aquilo que mais desejam para a vossa vida a dois.

. Comecem por responder a meia-dúzia de perguntas, que reunirão material mais do que suficiente para descolar: ‘o que é que eu senti quando te conheci’, ‘quando é que eu soube que era amor’, ‘quais são as tuas características que me fazem querer ter-te ao meu lado para sempre’, ‘o que é que mudaste em mim’, ‘o que quero fazer por ti’, ‘como nos imagino daqui a dez anos’… Esta amostra dará um bom ponto de partida.

. Usem auxiliares: ouvir as vossas músicas, rever as vossas fotografias e relembrar alguns dos presentes que já trocaram, por exemplo, trará as emoções à superfície.

. Não tenham receio de pedir palavras emprestadas àquela canção especial, ao livro que não esquecem ou ao filme que parecia estar a contar a vossa história. Vale tudo, desde que seja de coração!

. Por fim, treinem a leitura. Há palavras e construções frásicas que resultam muito bem no papel mas que depois se atrapalham na oralidade. Simplifiquem e clarifiquem. E pronto!

Para terminar, deixo-vos o vídeo do casamento da Marta e do Luís, os fotógrafos da Lounge, que retrata bem a emoção e o brilho dos votos de casamento. Espero que seja uma boa fonte de inspiração! Vejam, respirem fundo, e ponham mãos à obra.

Boa escrita!

 

 

vídeo: Henrique Cepeda

Susana Pinto

Bolo dos noivos, sapatos de noiva e um belo bouquet: um trio perfeito!

Esta semana, para o trio de bolo dos noivos, sapatos de noiva e bouquet de noiva, temos uma combinação de clássicos com um toque modernista e inesperado, mesmo como eu gosto!

Já viram estas sabrinas em pele nude, com aplicação de brilhantes…? São mesmo bonitas e curiosas. A cor é maravilhosa, sempre óptima para sapatos de noiva, o facto de serem baixinhas, faz delas um par perfeito para dançar toda a noite, e a aplicação de brilho na presilha adicional faz com que fiquem mais interessantes e festivas – gosto mesmo muito!

Vamos ao bolo dos noivos!

Um clássico com cobertura de pasta de açúcar, mas ao contrário do que seria esperado, a decoração é geométrica. Estas pregas arquitectónicas são espectaculares e é um trabalho manual  muito incrível, cheio de rigor. As orquídeas no topo acrescentam delicadeza, e estes dois andares, branco e rosa claro, dão leveza à base cinza mármore.

Fechamos com um bouquet de noiva que é clássico e ao mesmo tempo não o é. Baralhadas?

Nada a temer, porque este bouquet de rosas é bem bonito, a única diferença é a sua construção, que foge à estrutura habitual, que costuma ser redonda e simétrica, e opta por uma forma mais arquitectónica e desarrumada, mantendo a harmonia e fazendo justiça a estas gloriosas e gigantescas rosas, que imagino, devem ser perfumadíssimas… Uma maravilha!

 

Bolo dos noivos com três andares e decoração geométrica.

 

Sabrinas de noiva em tom nude, com brilhantes

 

Bouquet de noiva com rosas brancas e rosa

 

Tons clássicos, formas modernas – é ou não é uma bela combinação?

De cima para baixo, bolo dos noivos com três andares e cobertura de pasta de açúcar, de Crummb, via Brides; sabrinas de noiva em rosa nude, Uterqüe, por 79 euros; bouquet de noiva desconstruído, com rosas, de Nectar & Root, via Snippet & Ink..

 

Para acompanhar estes nossos trios perfeitos que publicamos todos os domingos, basta que sigam as nossas etiquetas (a partir da homepage) ou aqui no topo do artigo: sapatos e sunday shoes; cake! e bolo; bouquet e um belo bouquet.

Bom domingo!

 

Susana Pinto

Casamento rústico em Penafiel: Ana + Joep

Para hoje, escolhemos um casamento rústico em Penafiel, na Quinta da Eira.

Foi um dia mágico e muito animado (inclui um jogo de futebol e uma entrada da noiva a cantar), que a Ana, portuguesa e o Joep, holandês, festejaram com a presença da pequena Sophie e de um animado grupo de familiares e amigos, de difrentes origens e nacionalidades.

A ajudá-los a concretizar o dia que imaginaram, estiveram quatro amigos especiais e uma selecção cuidada de fornecedores do Simplesmente Branco: as fotografias são dos Feel Creations, o estacionário e detalhes gráficos foram feitos pela dupla In Love Unique Weddings e a organização do casamento ficou a cargo da equipa de wedding planners, Something Borrowed.

 

Casamento rústico em Penafiel, na Quinta da Eira.

 

 

 

 

 

Quando a resposta foi “sim!”, como é que imaginaram o vosso dia?

Exactamente como o concretizámos, um casamento em Portugal, um casamento português e holandês, com os nossos amigos, família e, acima de tudo, com a nossa pequenina Sofie presente!

 

Sentiam-se preparados ou foi um caminho com muitos nervos?

Foi um caminho tranquilo e sem medos, só na semana antes do casamento é que a ansiedade tomou um pouco conta de nós!

 

 

 

 

 

 

 

Em que momento da organização do casamento é que sentiram, «é mesmo isto»?

Quando tivemos uma reunião em casa, com os nossos mestres de cerimónia!

 

O resultado é fiel às ideias iniciais ou muito diferente? Contaram com alguma ajuda?

O resultado foi muito, muito melhor do que estávamos a espera, tivemos um dia fantástico e foi, sem dúvida, o melhor dia das nossas vidas! Tivemos a ajuda dos Mestres de Cerimónia que foram extraordinários (Alice, Leonie, Jens e Robert). Eu e o Joep decidimos escolher dois amigos cada um, para nos ajudarem a preparar o nosso dia. Logisticamente, com cerca de 50 convidados holandeses a chegar, foi imprescindível a ajuda deles! Depois a Quinta da Eira, não poderia estar mais satisfeita com toda a ajuda e empenho para que o casamento corresse às mil maravilhas! E também tivemos a ajuda das wedding planners da Something Borrowed.

 

 

 

 

 

 

 

O que era fundamental para vocês? E sem importância?

Como se diz em holandês, que o dia fosse “gezellig” para toda a gente, como iria ser para nós: que toda a gente gostasse e aproveitasse este dia tanto quanto nós, e que fosse memorável! Não estávamos nada preocupados com horários e timeline.

 

O que foi mais fácil? E o que foi mais difícil?

O mais fácil foi dizer “sim”, e o mais difícil foi o dia seguinte, pensar que tudo aconteceu tão depressa e que já tinha terminado!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual foi o pico sentimental do vosso dia?

O primeiro momento, quando a Ana, acompanhada pelo o pai e damas de honor, entrou a cantar a música “Amor para a vida toda”, da Carolina Deslandes, acho que quase toda gente chorou!

 

Um pormenor especial?

A primeira música ter sido tocada ao vivo pela Estudantina Feminina de Coimbra, grupo de que a Ana fez parte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora que já aconteceu, mudavam alguma coisa?

Nada, foi muito melhor do que alguma vez imaginámos, agora é só recordar e para isso temos as fantásticas fotografias da FeelCreations!

 

Algumas words of advice para as próximas noivas…

Aproveitem ao máximo e deixem que as coisas aconteçam naturalmente, os momentos inesperados são, na maior parte das vezes, aqueles que ficam na memória de cada um!

 

 

 

 

 

 

 

Os fornecedores envolvidos:

 

convites e materiais gráficos: In Love Unique Weddings;

organização: Something Borrowed;

espaço, decoração e bouquet da noiva: Quinta da Eira;

vestido de noiva: Pronovias;

fotografia: Feel Creations;

banda: The Trip Band.

 

 

Susana Pinto

Um casamento moderno e romântico: eu casava-me assim!

De vez em quando, no meio da globalização que também engole os casamentos, encontro pequenas pérolas.

Este casamento moderno e romântico é um desses exemplos: que lindo que tudo isto é!

E sabem o que gosto mais? É precisamente essa combinação perfeita entre uma visão contemporânea no que toca ao design e todo um lado romântico, delicado e muito feminino. O resultado é de uma elegância formal absoluta, mas calorosa e totalmente intemporal. Eu podia casar-me assim!

Que acham disto?

 

Vestido de noiva H&M Conscious

 

Vestido de noiva H&M Conscious.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Estacionário de casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Penteado de noiva moderno e romântico.

 

Estacionário de casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Vestido de noiva H&M Conscious.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Vestido de noiva H&M Conscious.

 

Casamento moderno e romântico.

 

Casamento moderno e romântico.

 

É tudo bonito e certo, não é? O vestido da noiva é da linha Conscious, da H&M (a saia de renda às camadas, é simplesmente, épica!), e toda a linha de estacionário de casamento é, só, espectacular. A decoração é minimalista, mas não é nem despida nem fria – é elegante e subtil.

A definição pura da nossa máxima “Menos é mais”, é isto mesmo!

Imagens de Lina Arvidsson, design gráfico de Lokal 54, via Norwegian Wedding Blog.

 

Marta Ramos

On the road, por Molde Design Weddings

A Molde Design Weddings vai fazer uma pequena pausa durante a próxima semana, para recarregar as baterias criativas e regressar em pleno cheia de coisas bonitas para o vosso casamento. Uma das minhas peças preferidas da Molde são os convites passaporte, e hoje trago-vos mais um exemplar fresquinho, criado para o casamento da Ana e do Manuel, no passado mês de Maio: «As pessoas já pediam coisas diferentes e nós estávamos cheias de vontade de dar asas à imaginação. Começámos assim e mantivemo-nos assim, sempre com vontade de apresentar peças novas, personalizadas, que tenham a ver connosco mas acima de tudo que façam os nossos casais muito felizes. »

 

Mensagem Molde Design Weddings

 

Convite Passaporte Molde Design Weddings

 

Convite Passaporte Molde Design Weddings

 

Convite Passaporte Molde Design Weddings

 

Convite Passaporte Molde Design Weddings

 

A Molde Design Weddings cria convites de casamento muito especiais. Elegantes, com a mistura perfeita entre design e sofisticação, são o resultado da flexibilidade e dedicação da Joana, que acredita em resultados únicos, dedicados, feitos à vossa medida: “Basta que nos digam, nós fazemos o resto!” Contem com a criatividade desta menina igualmente para os livros de honra, peças decorativas, cake toppers, acessórios… A Molde é viciante!

Nesta viagem até aos dias de hoje, orgulho-me da imagem que construímos, das peças que criámos e das pessoas que fomos conhecendo pelo caminho. Sem elas, nada disto hoje seria possível. É uma benção ter tanta gente que desde o início acreditou no nosso trabalho.

Acompanhem os nossos posts acerca do trabalho Molde e falem com a Joana, que está à vossa espera para criar detalhes bonitos a condizer convosco.