Created with Sketch.
Susana Pinto

Convites aparentemente luxuosos!

Quando se faz a soma das parcelas num orçamento para um casamento, invariavelmente os convites são o elo mais fraco, o primeiro item a cortar, optando-se pelo DIY.


Como nem  toda a gente tem um designer gráfico dentro de si (ou um amigo…!) e os convites são o primeiro episódio de uma longa e bela história de amor que se vai contar aos amigos e família, e portanto, muito importantes, esta semana a Wise_up Weddings sugere … uns fantásticos convites com imenso impacto e pouquíssimo trabalho – nem é preciso cortar nada, e budget friendly, já que o convite e o envelope são a mesma peça!


Ora vejam:

 

 

Peguem numa folha A4 e comecem por treinar as dobras do origami, para perceber onde devem colocar o texto a imprimir, e como o arrumar no espaço disponível. Se acharem muito complicado, imprimam simplesmente a meio da folha.


 

Combinei as fontes Mrs. Eaves e Beautiful para o texto. Para mais opções espreitem o site www.dafont.com, com fontes de uso gratuito. Nos papéis de embrulho, certifiquem-se que estão a imprimir no lado liso..! Recorrer a um centro de cópias também é uma boa opção.

 

 

Passo a passo: dobrar a folha ao meio e vincar. Abrir e dobrar os cantos opostos, para o interior, encostando à linha do vinco, no meio da folha.

 

 

Dobrar as laterais que sobram (na foto, a parte lisa que fica à vista) ao meio, até encostar na aresta. Repetir no outro lado.

Dobrar o topo até encostar à linha do meio, novamente. Repetir no outro lado.

 

 

Para terminar, encaixar as pontas por baixo da dobra, como se vê na foto.

Estão prontíssimos! Para endereçar, usar o lado liso, como um envelope normal.

 

 

Para um toque mais personalizado, usem uma fita colorida, simples, ou com várias voltas, deixem a inspiração ditar o resultado!

Voilá…!

 

 


Para esta proposta, escolhi dois tipos de papel diferentes, um mais romântico e clássico, outro florido e cheio de cor, mais festivo.


Qualquer papel, até 120 gr e formato A4,  é apropriado para este modelo de convite. Tenham em consideração algumas indicações: escolham um papel que imprima com facilidade (não usem papéis artesanais em impressoras jacto de tinta, porque absorve e esborrata), quase sem textura e não acetinado – o mais parecido com papel de máquina, em termos de textura e brilho.


Para noivas decididas, sugiro papéis diferentes a combinar pelo padrão ou cor, misturados. Para noivas mais clássicas, um belo papel de algodão, como este da Sodica (para imprimir em impressora a laser ou fotocopiar), que tem graça extra, pelo acabamento perfurado, que parece renda.


Para rematar, podem imprimir etiquetas (para papel com muito padrão, ou que seja díficil escrever directamente os nomes dos convidados) ou simplesmente cintar com uma fita contrastante (pela textura, brilho ou cor) e uma pequena etiqueta.


A Wise_up Weddings é um fornecedor seleccionado (Convites e Álbuns) do Simplesmente Branco.


Depois de um refresh inspirador, aqui estou de volta com uns deliciosos, fáceis e muito personalizáveis convites em origami, em que o convite e o envelope são uma peça só (uma opção budget friendly, mas com graça, sem ter de prescindir de um resultado final elegante, charmoso e bastante surpreendente!).

 

Escolhi dois tipos de papel diferentes, um mais romãntico e clássico, outro florido e cheio de cor, a antecipar a primavera que tarda em chegar.

 

Qualquer papel, até 120 gr é apropriado para este modelo de convite. Tenham em consideração algumas indicações: escolham um papel que imprima com facilidade (não usem papéis artesanais em impressoras jacto de tinta, porque absorve e esborrata), quase sem textura e não acetinado – o mais parecido com papel de máquina, em termos de textura e brilho.

 

Para noivas decididas, sugiro papéis diferentes a combinar pelo padrão ou cor, misturados. Para noivas mais clássicas, um belo papel de algodão, como este da Sodica, que tem graça extra, pelo acabamento perfurado, que parece um rendilhado.

Para rematar, podem imprimir etiquetas (para papel com muito padrão, em que seja díficil escrever directamente os nomes dos convidados) ou simplesmente cintar com uma fita contrastante (pela textura, brilho ou cor) e uma pequena etiqueta.