O brinde de champanhe do seu casamento: tudo o que precisa de saber!
Consegue pensar num elemento mais festivo do que champanhe? A resposta é claramente “não!”. Por isso, desde o momento em que o pedido de casamento acontece até à grande lua-de-mel, as várias fases do casamento envolvem muito, muito champanhe…
Quando alguém se torna noiva/noivo, o momento pede uma celebração e o champanhe é convidado VIP. Em qualquer despedida de solteira/solteiro, quer seja a sua ou não, o mais provável de acontecer é que se perca a conta do número de garrafas de champanhe foram abertas. Portanto, sem dúvida que o champanhe desempenha um papel importantíssimo em momentos extremamente especiais, mas existe um em que brilha de um modo muito particular: o brinde do seu casamento.
O brinde de champanhe corresponde a um dos momentos mais aguardados em qualquer casamento, pois simboliza o celebrar do início de uma nova fase e do amor que une o casal. Tal como dita a tradição, este é a oportunidade ideal para o padrinho de casamento contar as histórias mais heróicas ou embaraçosas do noivo. A oportunidade da madrinha de casamento ficar nostálgica ao relembrar memórias antigas protagonizadas com a sua melhor amiga. A oportunidade dos pais de mostrarem aos seus filhos todos os sentimentos nesta data tão importante.
Assim, o brinde de casamento, apesar de estarem relacionados com histórias e tradições, não se deixe enganar, pois existe algum tipo de preparação que os noivos devem ter em conta, especialmente no que toca ao timing.
O timing
Se está a planear um brinde de champanhe para o seu casamento, é importante saber o momento ideal em que os seus convidados devem levantar os copos. Em muitos casamentos, o brinde de champanhe é o primeiríssimo a acontecer, logo no momento da receção. Como se de um “bem-vindo” se tratasse, este primeiro brinde é direcionado a todos os presentes para que desfrutem da comida, dancem e que se divirtam imenso.
Assim, os casais têm de perceber o que realmente pretendem: vários brindes ao longo do casamento ou um brinde final com os discursos. Se optarem pelo brinde final com os discursos de vários convidados, um dos aspetos imprescindíveis é a duração de cada discurso. Portanto, independentemente da pessoa que esteja com o microfone na mão, deve ser breve, não ultrapassando os 5 minutos de antena.
Desta forma, o brinde de casamento ocorre geralmente num dos seguimentos momentos:
- Após o discurso dos padrinhos ou do noivo/noiva: É uma forma emocionante de encerrar os discursos.
- Antes do corte do bolo: Este momento é clássico e fotogénico.
- No início do jantar: É uma maneira elegante de dar as boas-vindas aos convidados.
A etiqueta do brinde de casamento
A etiqueta diz que os discursos não devem ser demasiado longos nem conter piadas desagradáveis ou histórias demasiado estranhas e embaraçosas. Assim, o ingrediente para o sucesso é que façam uma primeira apresentação, um pequeno comentário sobre o quão mágico o dia de casamento está a ser e, posteriormente, contem uma história sobre os noivos, terminando com os vossos votos para os recém marido e mulher.
Inspire-se
Para muitas pessoas, pode ser complicado estar no spotlight. Outras são mais naturais e adoram falar em público. Independentemente do tipo de pessoa que é, caso tenha sido convidada para fazer o discurso no casamento prepare-se ao escrever algo vindo do seu casamento que dure entre os 3 e 5 minutos. Conforme indicado anteriormente, a missão é fazer com que as pessoas se riam ou se emocionem, sem colocarem os noivos numa posição constrangedora.
Para sentir a inspiração a chegar, consulte a internet e procure exemplos que podem ser personalizados ou faça referência a um momento, a uma viagem ou a uma música que tenham um significado muito especial.
Alternativas ao champanhe
Uma coisa é certa: nem todas as pessoas são fãs do champanhe. Por isso se vai casar e este é o seu caso, pense numa alternativa com a qual se sentiria mais realizada. Numa indústria, em que o tradicional tem vindo a dar lugar a novas tendências, também o champanhe pode ser substituído por qualquer outra opção que os noivos prefiram: rosé, shots, um cocktail… Como se costuma dizer, é o vosso casamento, por isso vocês decidem!