Created with Sketch.
Susana Pinto

À conversa com: Jenny Makeup Land, maquilhagem para noivas

Hoje conversamos com a Jennifer Miranda, que assina como Jenny Makeup Land, maquilhagem para noivas e, nos últimos tempos – e muito bem – profssional de penteado também.

A Jenny, como é conhecida no meio, é uma profissional empenhada e muito dinâmica, com um belo trabalho. Consegue equilibrar o papel de mãe de dois energéticos miúdos pequenos, com o de vegetariana convicta e fornecedora de qualidade irrepreensível e muito profissionalismo. Fá-lo com um despacho e elegância admiráveis , é presença assídua no nosso showcase do Porto e é sempre um prazer conversar com ela!

 

Fazer parte de uma memória feliz, ajudar alguém a sentir-se melhor, é para mim muito gratificante.

 

Como chegaste a este universo da beleza feminina?

Na verdade desde sempre estive ligada a este mundo da beleza, a minha mãe é cabeleireira, sempre foi uma mulher muito vaidosa, lembro-me de estar rodeada de maquilhagem da Lâncome, que era a marca de eleição da minha mãe, lembro-me ficar a observar esse ritual que ela tinha todas as manhãs. Adolescente, comecei a fazer as minhas experiencias (era ainda pré-youtube!), coleccionando revistas Vogue de todo o mundo, observando as imagens de publicidade, as dicas dos maquilhadores internacionais, e começaram a chegar os pedidos das clientes da minha mãe para que as maquilhasse…

Entretanto, entrei para a faculdade, acabei o curso, comecei a trabalhar na minha área de formação mas o bichinho de trabalhar com beleza falou mais alto e larguei tudo para procurar aquilo que realmente me sentia bem a fazer, que é, até hoje, maquilhar (e agora pentear).

Fazer parte de uma memória feliz, ajudar alguém a sentir-se melhor, é para mim muito gratificante.

 

Qual é a importância da maquilhagem, num dia tão especial? E nos dias comuns?

Num dia especial como o dia do casamento,  a maquilhagem certa, é, na minha opinião, muito importante e fundamental para que a noiva se sinta confiante, bonita e, acima de tudo, ela própria. Não sou muito apologista de mudanças radicais ou transformações enormes, por isso opto por um look elegante e intemporal que deixe realçada a beleza natural de cada mulher. No dia-a-dia, acho que as mulheres devem andar arranjadas sim, mas isso não implica que andem maquilhadas, uma pele bem cuidada e um hidratante de lábios pode ser o suficiente… ou não, isso cabe a cada mulher decidir, acho que as mulheres devem ter total liberdade quanto a isso.

 

Um rosto é uma tela ou há todo um conjunto de regras firmes sobre este assunto? Depende da ocasião?

Creio que isso depende de cliente para cliente, existem rostos que me inspiram mais que outros, naturalmente, mas principalmente na maquilhagem de noiva, há que ter um certo bom senso, não diria que são regras (não acredito muito nelas, na verdade….), mas sim considerações a ter em conta, para que daqui a uns anos ainda se continue a gostar do resultado, que fica gravado para sempre, não só nas fotografias mas também na memória!

 

Jenny Makeup Land, maquilhagem para noivas e penteados de noiva

 

Jenny Makeup Land, maquilhagem para noivas e penteados de noiva

 

Jenny Makeup Land, maquilhagem para noivas e penteados de noiva

 

As tendências da estação são importantes, ou não contam para a maquilhagem de noiva?

Sim, as tendências são importantes, até porque hoje em dia as noivas estão mais atentas a elas e todas chegam ao estúdio com a sua pasta do Pinterest, cheia de looks de cabelos e maquilhagem (nem sempre adequados a noivas, ao formato de rosto, etc.), por isso sim é importante estar a par das tendências, das novas texturas, cores, estilos de maquilhagem mais reproduzidos… e a partir daí fazer uma filtragem, ver o que faz sentido adoptar, o que não faz, o que gostaríamos de ver nas nossas maquilhagens, perceber se faz sentido na maquilhagem de uma noiva. Existem tendências que podem resultar muito bem numa noiva, e outras às quais não presto a mínima atenção porque não são aplicáveis neste contexto.

 

Onde buscas inspiração para o teu trabalho de makeup artist?

Gosto muito de folhear revistas de moda, ver as texturas que são mais predominantes nas fotografias. Ver arte clássica e renascentista ajuda-me sempre bastante na busca por uma beleza natural e misteriosa ao mesmo tempo. Gosto de deambular pelas lojas de maquilhagem e tocar nas texturas, cores e produtos novos e imaginar o que poderia fazer com eles.

 

E nos momentos de fadiga criativa, como refrescas a mente e o espírito?

Esses momentos acontecem, naturalmente, a qualquer pessoa, tento (quando possível) fazer coisas completamente diferentes, sair do estúdio, estar comigo própria, tomar conta de mim, ler um livro… não pensar de todo no meu trabalho e fazer algo que me dê realmente prazer.

 

Dás formação regularmente. Sentes que fazes diferença no quotidiano de quem te procura?

Sim, dou formação, mas cada vez com menos frequência, porque quero continuar a ter prazer em partilhar conhecimento, quero que quem vem aprender comigo, realmente tire partido. Ensino tudo o que sei, tenho muita atenção ao detalhe e crio oportunidades para as minhas alunas, muitas delas começam a trabalhar comigo em trabalhos mais secundários, ou como assistentes, algumas acabam por ficar comigo, como é o caso da Adriana, que começou como minha aluna e hoje é o meu braço direito.

 

Jenny Makeup Land, maquilhagem para noivas e penteados de noiva

 

Jenny Makeup Land, maquilhagem para noivas e penteados de noiva

 

Jenny Makeup Land, maquilhagem para noivas e penteados de noiva

 

 Qual é o teu processo de trabalho, como crias uma ligação com as tuas clientes?

Tento sempre criar uma ligação com as minhas clientes.

Apesar de ser uma relação profissional, eu e a minha equipa somos vistas como uma parte muito importante de um dia muito especial, por isso tento sempre “entrar” um pouco no dia delas. As noivas procuram os nossos serviços com muita antecedência, vamos falando por email, às vezes vêm cá fazer uma visita ao atelier e intuo que elas sentem necessidade de conversar sobre o seu dia, de partilhar detalhes e pedir a nossa opinião sobre este ou aquele assunto. Muitas vezes essa pequena conversa é suficiente para percebermos se existe empatia de parte a parte, o que torna o processo criativo muito mais fácil.

 

Qual é a melhor parte de ser responsável pela beleza da noiva no seu dia? E o mais desafiante e difícil?

Além de eu gostar mesmo de maquilhar, gosto muito mesmo de maquilhar noivas, gosto de ser a maquilhadora que elas vão recordar para sempre (pelos melhores motivos!), gosto de estar presente no meio daquele nervoso miudinho, gosto de ajudar a vestir, colocar o véu…

 

Quem gostarias de maquilhar? E por quem gostarias de ser maquilhada?

Gostava muito de maquilhar a Lilly Collins, (adoro-a, tem uma beleza, serena e intemporal), e adorava ser maquilhada pela Lisa Eldridge, pois gosto muito do estilo dela.

 

Os contactos detalhados Jenny Makeup Land estão na sua ficha de fornecedor. Espreitem a galeria, vejam as imagens bonitas e contactem-na directamente através do formulário: é só preencher com os vossos dados e mensagem, e na volta do correio, terão uma resposta simpática.

 

Acompanhem estas nossas conversas longas com fornecedores seleccionados Simplesmente Branco, sempre à quarta-feira!

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade