Created with Sketch.
Susana Pinto

À conversa com: Quinta do Avesso – espaço para casamentos

Hoje sentamo-nos à conversa com a Rita Madanços, da Quinta do Avesso, um bonito espaço rústico para casamentos, em Labruge, junto a Vila do Conde.

Falamos sobre o percurso cheio de sucessos ligado à restauração e esta nova aventura de ter um espaço com estas características, preparado para receber e acomodar os noivos. O seu forte é, claro, espaço e comida e tudo o resto acontece com leveza, de forma ogrânica e fluída, mas com o rigor habitual no grupo.

Se procuram, um espaço rústico, mas com uma visão moderna, a Quinta do Avesso é uma bela escolha.

Venham saber tudo!

 

Espaço para casamentos no Porto: Quinta do Avesso

Contem-nos um bocadinho do vosso percurso, como vieram parar ao universo dos casamentos?

O nosso percurso iniciou-se com restaurantes. Em 2012 abrimos o primeiro restaurante em Leça da Palmeira, a Esquina do Avesso. No ano seguinte estávamos a inaugurar o primeiro restaraunte de sushi, também em Leça da Palmeira. Com o volume e a procura a aumentar, decidimos dar continuidade a um projecto que estava a correr tão bem, mas optámos por não replicar conceitos. Dois anos depois estávamos a abrir o terceiro restaurante, Terminal 4450, também em Leça da Palmeira. Neste ponto de situação já tínhamos um restaraunte de cozinha moderna que cruza produtos e tradições de várias origens, um restaurante de sushi e uma steak house. Surge então a oportunidade de um espaço vegatariano, e assim nasce o Fava Tonka.

Começámos por nos expandir de Leça da Palmeira quando abrimos o primeiro Fauna & Flaura, em Lisboa. Nunca desvirtuando o nosso foco, nem todos os nossos conceitos, a Quinta do Avesso surge-nos num formato de desafio, através dos antigos proprietários. Procuraram-nos a fim de perceber se gostaríamos de assumir um registo diferente. Foi algo que sempre gostámos e fez parte dos nossos planos. Cá estamos nós, a embarcar numa nova aventura!

 

A imagem de marca da Quinta do Avesso é, na minha opinião, um estilo rústico contemporâneo. Concordam com esta definição?

A imagem da Quinta do Avesso é, sem dúvida, rústica! Dentro desse registo acho que nos conseguimos adaptar a vários conceitos, como o contemporâneo. A nossa ideia sempre foi criar algo com uma identidade única e muito particular mas que, de igual forma, conseguíssemos ir ao encontro dos noivos. Penso que dentro do nosso conceito conseguem expandir-se várias ideias e tipos de decoração.

 

Esta assinatura faz parte do ADN do espaço, ou é algo que escolheram como tendência e tema para este ano? Porquê?

É algo que escolhemos como tendência e tema, mas não só para este ano. Conforme as necessidades do público e da quinta, eventualmente poderão existir mudanças e adaptações, mas por enquanto ainda não pensamos nisso. A escolha desta decoração, com a ajuda de um arquitecto e decoradora, surgiu de querermos um espaço diferente, ligado à natureza e aproveitarmos aquilo que já existia. Queríamos renovar o telhado incrível que permanecia anteriormente, assim como a pedra. Levar as coisas ao mais natural possivel e criar um espaço quente e acolhedor.

 

Espaço para casamentos no Porto: Quinta do Avesso Espaço para casamentos no Porto: Quinta do Avesso Espaço para casamentos no Porto: Quinta do Avesso

As tendências da estação… são um assunto de trabalho ou apenas fait-divers?

Não são propriamente tema. O que acontece é que, como todos sabemos, o foco nos casamentos acontece durante os meses com mais calor, portanto, essencialmente temos de nos basear e partir daí. Claro que a cada evento há uma adaptação e vamos sempre ao encontro de todas as necessidades pretendidas, sejam elas quais forem.

 

Ter o controle das decisões é importante? Têm uma perspectiva perfeccionista e específica sobre o resultado e a forma como querem que o vosso espaço e trabalho sejam mostrados e vividos, ou é o prazer discutir ideias, de criar e acompanhar o processo, que vos interessa mais na relação com cada projecto, cada cliente?

O trabalho que desempenhamos na Quinta do Avesso é diferente também por isso. Não gostamos de nada muito protocolado, nem de ter esse tipo de decisões do nosso lado. A ideia é estarmos lá para encaminhar, ajudar em todo o processo, e ajudar os noivos a tomarem as melhores decisões de acordo com aquilo que faz mais sentido para eles. Uma das palavras mais usadas por nós, que em nada descarta o que foi dito anteriormente, é rigor. Somos de facto rigorosos, perfeccionistas, mas com aquilo que nos compete a nós durante todo o processo. O dia do casamento é, de certa forma, entregue ao rumo que os convidados levarem… Claro que há prévias reuniões a combinar todos os momentos, a definir uma margem de tempo, para podermos ter os momentos mais ou menos planificados, mas a mensagem que lhes passamos é deixar fluir e levar o rumo que os convidados e os noivos quiserem.

É um prazer enorme discutir ideias e fazer parte de todo o processo, mas muito nessa linha, de não ter tudo demasiado controlado nem à medida da Quinta, porque nós só existimos para lhes fornecer o espaço, comida e ajudar, tudo o resto são eles – noivos e convidados.

 

Onde buscam inspiração para cada nova temporada de trabalho?

Neste momento estamos a executar a época de 2019, trabalhar na época de 2020 e já com perspecitvas em 2021, porque felizmente já temos casamentos projectados para aí.

Estamos a viver o projecto intensamente e por enquanto, porque a fase incial é a que exige mais de nós, estamos focados apenas nas nossas equipas e datas para que tudo corra bem. Assim que a época de casamentos abrandar, vamos pensar nisso com a devida atenção.

 

Espaço para casamentos no Porto: Quinta do Avesso Espaço para casamentos no Porto: Quinta do Avesso Espaço para casamentos no Porto: Quinta do Avesso

E nos momentos de fadiga criativa, como refrescam a mente e o olhar?

Sabemos que mais cedo ou mais tarde, isto será de facto muito desgastante, no entanto, ainda não estamos nessa fase. Criar um projecto de raiz requer um empenho aliado a entusiasmo e satisfação que não nos permite pensar muito no lado mau da profissão. Contudo, esse momento vai chegar. A ideia é nunca estagnar, perceber o mercado e pesquisar muito. Aliarmo-nos às pessoas e parceiros certos, é o segredo.

 

Como é o vosso processo de trabalho, como criam uma ligação aos vossos clientes?

Tentamos criar alguma empatia e proximidade com os noivos desde a primeira reunião, afinal de contas vamos fazer parte de um dia tão especial como o casamento.

Durante todo o processo ouvimos ao máximo todos os seus pedidos, tentamos conhecê-los ao máximo para percebermos o que faz mais ou menos sentido. Além disso, nunca esquecemos que grande parte dos noivos se casa pela primeira vez, e por isso há sempre uma insegurança natural instalada. O nosso papel é dar-lhes apoio e toda a confiança.

Basicamente, mantemo-nos em contacto do primeiro ao último dia, somos bastante acessíveis.

 

Qual é a melhor parte de ser o anfitrião de um casamento? E o mais desafiante e difícil?

A melhor parte é, sem dúvida, fazer parte de todo o processo. Naturalmente um casamento é um dia feliz, cheio de sorrisos e boa energia. É um dia giro de se trabalhar.

Quando tudo termina e percebemos que os noivos estão gratos e que correu tudo bem, é, sem dúvida, gratificante! Não podemos esconder que estamos até à ultima em modo alerta!

O mais desafiante acredito que seja a gestão de espectativas, em tudo!

O mais difícil é a carga horária que um dia de evento exige, é muito bom, mas quando paramos para pensar percebemos que temos funcionários a trabalhar durante muitas horas seguidas.

 

Espaço para casamentos no Porto: Quinta do Avesso Espaço para casamentos no Porto: Quinta do Avesso Espaço para casamentos no Porto: Quinta do Avesso

Qual foi o casamento em que mais gostaram de trabalhar? Porquê?

Nesta primeira fase do projecto vai ser sempre uma questão dificil, porque ainda são todos muito especiais, têm muito de nós em cada um deles. É impossível destacar um. Há alguns com que nos identificamos mais e outros menos, mas gostar de trabalhar é diferente… Não dá para escolher!

 

Escolham uma imagem favorita do vosso portfolio e contem-nos porquê:

 

Espaço rústico moderno para casamentos no Porto, esta é a Quinta do Avesso.

Esta imagem para nós representa o outro lado da Quinta do Avesso.

Grande parte das visitas são feitas durante o dia, e raramente os noivos têm oportunidade de visualizar a quinta à noite. Garanto que é uma agradavel surpresa. A calma que o lugar representa, com o efeito das luzes quentes, transforma o local noutro espaço… envolvente e muito acolhedor.

Tudo inserido num ambiente rústico, e com o mesmo género de iluminação, faz com que os momentos noturnos, como por exemplo o corte do bolo, se tornem ainda mais especiais.

 

Contactem a Quinta do Avesso, através da sua ficha de fornecedor. Espreitem as galerias e entrem em contacto com a Rita Madanços, directamente através do formulário: é só preencher com os vossos dados e mensagem e, na volta do correio, terão uma resposta simpática.

 

Acompanhem estas nossas conversas longas com fornecedores seleccionados Simplesmente Branco, sempre à quarta-feira!

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade