Created with Sketch.
Susana Pinto

À conversa com Gustavo Simões Photography – fotografia de casamento

Hoje sentamo-nos à conversa com Gustavo Simões Photography, fotógrafo de casamentos e caçador de instantes mágicos.

Conheci o Gustavo no Luzo Workshop, há pouco mais de um ano. A organização convidou-me para falar um pouco sobre a publicação de conteúdos e aproveitei para assistir a algumas apresentações e conversar com quem lá estava, durante os intervalos.

 

Uns meses depois, o Gustavo ligou-me para nos encontrarmos e para me mostrar o trabalho que tinha feito entretanto, a solo. Pouco, na altura, mas ao correr umas imagens atrás das outras, era claro: o que ali estava registado era mesmo bom. O Gustavo é um caçador de imagens: olha à sua volta, espera e dispara a sua máquina no instante certo. Isso é intuição e um talento!

 

Passaram mais uns meses e damos as boas-vindas ao Gustavo Simões como fornecedor seleccionado Simplesmente Branco. Fiquem a conhecê-lo melhor, vão gostar de certeza!

É com grande prazer que conto a história daquele dia através de fotografias, contar a verdade daquelas pessoas naquele dia para mim é tudo. O mais desafiante para mim é trazer os meus casais de volta ao dia do seu casamento quando entrego a fotoreportagem e isso vai muito para além das típicas fotos bonitas, é tentar procurar aquelas imagens menos óbvias mas que fazem toda a diferença.

Conta-nos um pouco da tua viagem profissional até aqui, à fotografia de casamento.

A fotografia de casamento aconteceu por acaso. Antes de ter entrado no mundo da fotografia trabalhei numa empresa durante sete anos, num trabalho que não me satisfazia, até que decidi ganhar coragem e simplesmente parar para pensar o que fazer da minha vida. Decidi explorar as minhas paixões que eram o surf, viajar e fotografar.

A fotografia começou desde logo a ganhar muito da minha atenção porque percebi que podia ser uma alternativa viável para não ter de voltar à minha vida antiga de escritório. A partir daí comecei a fotografar tudo e a agarrar todas as oportunidades que apareciam, mas foi após fotografar o casamento do irmão da minha namorada na Áustria que percebi que queria ser fotógrafo de casamentos, foi a primeira vez que a fotografia me fez realmente sentido e me deixou orgulhoso do meu trabalho.

 

Há quanto tempo fotografas? E porquê casamentos?

Fotografo mais a sério desde Dezembro de 2017, mas foi em Abril de 2018, após ter fotografado o casamento na Áustria, que me apaixonei pela fotografia de casamentos. Foi naquele dia que percebi que a fotografia me diz mais quando estou a fotografar pessoas – as suas emoções, os risos, as lágrimas e todas as mini-historias que vão decorrendo ao longo desse dia.

 

Gustavo Simões Photography: fotografia de casamento em Lisboa Gustavo Simões Photography: fotografia de casamento em Lisboa Gustavo Simões Photography: fotografia de casamento em Lisboa

Nestes tempos globais, em que as imagens circulam a uma velocidade vertiginosa e todos temos acesso a tudo, a qualquer hora, onde vais buscar inspiração?

Gosto muito de seguir o trabalho dos colegas que trabalham na área. Mas no dia do casamento tento sempre ouvir o que o meu lado criativo me diz para fazer.

 

Como construíste essa tua assinatura, como a defines?

Não sinto que tenho uma assinatura vincada, mas os clientes que vêm ter comigo referem sempre que consigo capturar de uma forma específica as emoções e sentimentos das pessoas. Se isso acontece, é porque me deixo levar por aquilo que o meu olho fotográfico se sente atraído.

 

Quando precisas de fazer reset, para onde olhas, o que fazes?

O surf, o surf para mim é terapêutico e faz com que me esqueça de tudo. Depois adoro viajar, tal como no surf, tento fugir tanto quanto possível ao crowd. Então tento sempre visitar os sítios menos turísticos possíveis, e normalmente nestes sítios que encontro pessoas mais verdadeiras, e são esses os sítios e pessoas que gosto de fotografar.

 

Gustavo Simões Photography: fotografia de casamento em Lisboa Gustavo Simões Photography: fotografia de casamento em Lisboa

De Lisboa para o mundo, ou Portugal de lés a lés: fotografar estrangeiros é diferente de fotografar casamentos nacionais?

Para mim o que torna os casamentos diferentes não é a nacionalidade ou fotografar no norte ou no sul de Portugal. Pode parecer clichê mas eu continuo a achar que são as pessoas que fazem o casamento, podemos estar no melhor sítio do mundo mas se não houver emoção não há casamento.

 

Qual é o teu processo de trabalho, como acontece a ligação com os teus clientes?

Gosto sempre de falar com os meus clientes, às vezes em vez de responder via email prefiro até ligar e estar a conversa um pouco com o cliente, dá logo para perceber um pouco melhor quem são e o que precisam. Após este primeiro contacto tento sempre conhecer o casal pessoalmente, temos uma conversa tranquila, normalmente começamos por falar sobre tudo menos o casamento e é uma boa forma de os ir conhecendo e eles a mim. Quero que os meus clientes vejam e conheçam também a pessoa que vai estar por detrás das fotos do seu casamento.

 

Casamentos grandes ou pequeninos, nacionais ou estrangeiros, cerimónias emotivas, festas de arromba – qual é o tipo de festa que mais gostas de fotografar?

Gosto de casamentos mais pequenos e intimistas, confesso que tenho particular gosto por cerimónias onde as pessoas não escondem o que sentem e se deixam levar pelas suas emoções, acho que é um dia para se baixar a guarda.

 

Gustavo Simões Photography: fotografia de casamento em Lisboa Gustavo Simões Photography: fotografia de casamento em Lisboa Gustavo Simões Photography: fotografia de casamento em Lisboa

Qual é a melhor parte de ser um fotógrafo de casamento? E o mais desafiante e difícil?

É com grande prazer que conto a história daquele dia através de fotografias, contar a verdade daquelas pessoas naquele dia para mim é tudo. O mais desafiante para mim é trazer os meus casais de volta ao dia do seu casamento quando entrego a fotoreportagem e isso vai muito para além das típicas fotos bonitas, é tentar procurar aquelas imagens menos óbvias mas que fazem toda a diferença.

 

Escolhe uma imagem favorita do teu portefólio e conta-nos porquê:

Foi a foto da capa do primeiro casamento que fiz. O casal estava perto de um lago, não havia vento nenhum e o céu estava nublado o que proporcionou um excelente reflexo do casal no lago dando a ilusão que estão num topo de uma montanha. Assim que tirei a foto soube imediatamente que iria ser a principal do casamento, sinto que é uma das minhas melhores fotos tiradas até hoje.

 

Gustavo Simões, fotógrafo de casamento em Lisboa

 

Os contactos detalhados do Gustavo Simões estão na sua ficha de fornecedor. Espreitem a galeria, feita de belas imagens, e contactem-o directamente através do formulário: é só preencher com os vossos dados e mensagem, e na volta do correio, terão uma resposta simpática.

 

Acompanhem estas nossas conversas longas com fornecedores seleccionados Simplesmente Branco, sempre à quarta-feira!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade