Created with Sketch.
Susana Pinto

Casar e passear pelo Alentejo? Claro que sim!

Escolher Portugal para casar e o Alentejo em particular, é escolher a autenticidade de uma região mágica e feita de contrastes.

A Luxury Services, o braço da I Go Travel que se dedica a planear belos roteiros e experiências locais, convida-nos a passear por esta belíssima região.

 

Pensem no litoral, com praias belíssimas e ainda um pouco selvagens que agradam aos que procuram águas calmas e areais dourados, mas também aos amantes do surf e windsurf. Comporta, Carvalhal, Melides, São Torpes, Porto Covo, Zambujeira do Mar ou Almograve são algumas das praias mais bonitas e entre elas há outras tantas, escondidas e secretas, e igualmente mágicas.

Invertendo a marcha em direcção ao interior, o Alentejo é rico em tradição, cultura e gastronomia, feito de pequenas aldeias brancas que nascem na paisagem deserta: Marvão, Monsaraz, Castelo de Vide, Mértola e Arraiolos fazem-nos suspirar. O património arquitetónico impressiona, o calor sobe do chão e pede uma pausa demorada à sombra fresca de um café na praça.

 

“A cerca de hora e meia de distância de Lisboa, o Alentejo convida a dias de descanso por entre cores, cheiros e sabores que tornam toda a experiência desta visita inesquecível, ou não fosse o Alentejo terra de gastronomia ímpar e de vinhos que figuram entre os melhores do mundo. Dedicar algum tempo a conhecer o seu processo de produção, aprender mais sobre eles e degustá-los deve fazer parte do roteiro dos que escolhem o Alentejo para casar ou, simplesmente, passear e namorar.”

 

Manter a tradição, o ambiente natural, simples e rústico destas paragens é também o objectivo de quem se dedica a receber quem por ali chega. O Monte do Ramalho, perto de Avis, respira o compasso lento destas paragens, inspirando-se na natureza, nos cheiros e cores das estações do ano. Com um olival a perder de vista, uma piscina natural, burros felpudos, cães e outros bichos do campo, é um sítio perfeito para casar, à sombra de uma figueira centenária. Quem ali chega, só tem de usufruir do espaço, do silêncio e do céu estrelado alentejano.

 

Bem perto, em Évora, há ainda quem, com vasta experiência na hotelaria, prepare cuidadosamente eventos à medida para concretizar dias de sonho. Inspirados nas origens alentejanas e mantendo sempre a filosofia bem acolher e receber, os Hotéis M’AR De AR combinam tradição e modernidade na perfeição. Quer procurem uma celebração mais tradicional ou algo mais moderno, um ambiente sofisticado ou rústico, intimista ou para um grande número de convidados, ali têm a garantia de que tudo é pensado ao pormenor para corresponder às vossas expectativas.

 

Quem bem que soa tudo isto, não é? E, em conhecendo o Alentejo, se ficarem com receio de que será difícil concretizar o vosso casamento de sonho, não temam! A Design Events Wedding, da Maria João Soares, tem um pé na capital e outro no coração de Estremoz: pensa em tudo convosco, desde o primeiro momento, e prepara cada detalhe com o máximo carinho para que o resultado seja aquilo com que sonharam – e ainda mais.

 

Precisam de mais motivos para casar no Alentejo e passear? Dou-vos mais um: é no coração do Alentejo que sou feliz, nas tardes quentes e vagarosas, nas noites estreladas, nas manhãs luminosas com pintassilgos a cantar, à mesa no verão com um prato de ameijoas, queijo e pão, no horizonte dourado sem fim. Eu não tenho raízes no Alentejo, mas o Alentejo tem o meu coração.

 

Imagens do Monte do Ramalho, fotografadas por Madalena Tavares.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade