Created with Sketch.
Susana Pinto

Um vestido de noiva azul cobalto e um casamento diferente: Paula + Niall

Um casamento diferente, um casamento alternativo.

Enquanto há quem apregoe que os casamentos clássicos (tradicionais) são chatos e aborrecidos e que uma “cena alternativa” é que é, a minha visão sobre estes dois pólos opostos é muito distinta. O mercado está maduro e pronto para oferecer tudo, a todos. E não é necessário que uns sejam exclusivos ou contra os outros. Todos podemos co-habitar nos nossos gostos, visões e necessidades, e naquilo que queremos para o mais bonito dos dias.

 

Se sou católica e valorizo a cerimónia religiosa, isso não faz de mim chata ou antiquada. Se valorizo a informalidade e quero uma cerimónia simbólica com cocktail no jardim, isso não faz de mim insensível ao verdadeiro significado da união matrimonial.

São apenas visões distintas sobre a fórmula como esse compromisso para a vida se materializa, não são juízos de valor sobre os outros e, acima de tudo, são o reflexo daquilo que é cada casal: tão simples e tão bonito quanto isso. A existência dessa liberdade de escolha, que permite construir uma visão singular e a disponibilidade do mercado para acomodar todas e cada uma dessas visões, faz de nós (noivos e profissionais) um colectivo fantástico, generoso e muito entusiasmante.

 

O bonito casamento que vos trago hoje é um exemplo perfeito desta conversa. Paula + Niall, irlandeses, celebraram a sua união de uma forma bastante distinta e totalmente alinhada com a sua essência (e curiosamente, tal como eu faria, se me casasse!).

Sendo fotógrafa de casamento, a visão da noiva era claríssima sobre o que queriam e o que não queriam, e todo o processo, desde a ausência de pedido à lua-de-mel dupla, foi, a cada passo, o espelho do casal e da sua forma de estar e viver a vida, como uma longa sequência de passos sólidos no caminho a dois, sem interrupções.

É bonito isso, não é? Nem tudo tem que ser fogo de artifício, nem tudo tem que ser surpreendente e over the top, pode “apenas” ser a vida, em versões melhoradas e mais coloridas do seu próprio quotidiano.

 

Quando vi a primeira imagem deste casamento, fiquei dois minutos a olhar para a imagem do vestido azul cobalto: que peça incrívelmente bonita, eu que adoro tudo o que seja vagamente japonês. Não sendo um tradicional vestido de noiva, é um vestido com a dignidade e intenção equivalentes, sumptuoso, rico e poderoso: não são todas estas as sensações que procuramos sentir quando vestimos o nosso vestido de noiva?

 

Depois, esmiucei a história: um casamento a duas partes.

Primeiro no registo civil, apenas os dois, com passagem por um hotel especial na memória de ambos, com bouquet de noiva espectacular, playlist dedicada e um casaco fenomenal. Uns dias depois, uma festaça com a família e amigos, onde tudo foi escolhido a rigor para criar o ambiente desejado e uma festa acolhedora e intimista: cenário espectacular, comida deliciosa, bar pensado a rigor.

 

“It had been a few years since the last friend’s wedding we’d attended, and we were jokingly wondering which friend was likely to be next,” Niall remembers. “I said, ‘Well, it should really be us that gets married next’. That planted the seed! Paula did some research, and we chatted here and there about how we would do it. Eventually, we had a rough idea how we would go about it, and realised that we had already begun planning a wedding. I’d say we fell in love with the idea by happy accident!

 

We wanted to get married in an intimate way with just the two of us, so getting ready together in Dublin and Derry was a must. We couldn’t imagine doing it any other way. We both tend to shun the limelight, so keeping the ceremony and wedding personal and intimate between us was top of the agenda.

For us, it wasn’t about all the bells and whistles or a traditional ceremony, we wanted to make sure we weren’t rushed or stressed and could appreciate the occasion. There can be a lot to fit into wedding day but we really aimed to manage it in a way that allowed us to enjoy the time together and make sure family and friends did too.”

 

Diferente ou igual, clássico ou alternativo, de branco ou de azul: a relevância destas escolhas é zero, quando falamos de celebrar o amor com as nossas pessoas. Independentemente da sua cor, dimensão ou forma, que sejam as certas, porque são as nossas.

E este casamento é uma tara!

 

Fotografia de Honey and the Moon Photography, via One Fine Day.

 

Bom fim-de-semana!

 

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade