Created with Sketch.
Joana Amaro

Organização de um baby shower: o passo-a-passo!

O seu bebé está cada vez mais perto de chegar às vossas vidas e, por isso, estão também cada vez mais perto para receber uma nova felicidade e compreender todo um novo significado da palavra “amor”. Assim, quando se trata de celebrar a chegada deste novo membro da família, poucas ocasiões são tão emocionantes e entusiasmante como os baby showers. Estes momentos de boas-vindas estão repletas de amor, de alegria e uma antecipação para conhecer o bebé, que em breve estará nos braços de todos.

 

Planear um baby shower pode ser comparado ao processo de organização de um casamento, até mesmo no que toca aos níveis de stress que poderá causar aos futuros pais. No entanto, estamos aqui para ajudar, pelo que compilámos o guia que tanto necessita para organizar um baby shower de sonho. Contudo não se esqueça: adicione sempre um toque pessoal para que a essência deste momento seja única!

Baby Showers
MiParty
Baby Showers
MiParty

 

Quando devem começar a planear o baby shower?

Normalmente, baby shower acontece quando a future mãe está grávida entre as 28 e 35 semanas. Este é o momento ideal, pois nesta fase ainda tem energia para pensar e organizar todos os pormenores, assim como para decorar o quarto do bebé com os bonitos presentes que recebeu ou para trocar os duplicados.

 

Assim, prepararem-se para o bebé é um momento extremamente entusiasmante e um marco bastante significativo. No entanto, os pais não deverão ser os responsáveis pela organização de todos os pormenores, pelo que é importante contarem com a ajuda da família e dos amigos mais próximos. Sabia que a tradição dos baby showers surgiu nos anos 40, com o baby boom? O objetivo passava por apoiar as mães com tudo o que necessitassem. Por isso, é uma ideia amorosa e a oportunidade ideal para mimar a future mamã e celebrar a beleza de novos começos.

Baby Showers
Maria das Festas

Porque é que é tão importante organizar e viver um baby shower?

Para além de ser bastante divertido, é, também, extremamente útil para que os pais não se sintam tão sobrecarregados, especialmente quando se trata do primeiro filho do casal. Nesta fase, os amigos e os familiares são imprescindíveis para partilharem conselhos e histórias, que acabam por libertar os pais dos nervos e do stress. 

 

Um outro aspeto importante, os futuros pais terão, também, a oportunidade de receber alguns presentes que os ajudarão a preparar para o momento em que o bebé finalmente chega. Não é segredo que os bebés necessitam de imensas coisas, por isso é essencial assegurar que têm tudo.

Baby Showers
Maria das Festas
Baby Showers
Maria das Festas

 

Conforme prometido e para que não lhe falte nada, aqui tem a checklist que precisa de ter em conta quando está a organizar o baby shower do seu bebé:

  1. Defina o budget e a data
  2. Encontre o local ideal para receber as suas pessoas mais próximas
  3. Escolha um tema para o baby shower 
  4. Prepare a lista de convidados e envie os convites
  5. Planeie o menu e as bebidas
  6. Conte com um belíssimo bolo que será a personagem principal da mesa
  7. Crie uma lista dos presentes que gostaria de receber

Os pormenores mais importantes para personalizar o seu baby shower 

O local onde se realiza o baby shower 

Um dos primeiros aspetos a tratar é, sem dúvida, o local onde vai receber os seus amigos e familiares para celebrar a chegada do novo membro da sua vida. Pense no tipo de pessoa que é – gosta de ambientes mais descontraídos optando por realizar em sua casa ou é alguém que adora estar em contacto com a natureza ou no ritmo acelerado da cidade? A verdade é que as opções são imensas e temos algumas ideias para vocês:

  • Café favorito – café e bolinhos para os que não conseguem dizer “não” a doces!
  • Restaurante super cozy: brunch lovers: esta opção é para vocês!
  • Ao ar livre, num jardim/parque público: picnic elegante!
  • Praia
  • Casa ou jardim da casa: para um ambiente mais privado;
  • Sessão de spa: mais relaxante é impossível!
Baby Showers
MiParty
Baby Showers
MiParty

O tema do baby shower 

A escolha do tema é um dos primeiros passos a tomar quando começa a pensar na organização de um baby shower. Atualmente, existem infinitas opções, pelo que certamente uma revelará a personalidade dos pais do bebé, assim como os seus gostos e essência. Por isso, para a escolha do tema do baby shower, dê asas à sua imaginação e criatividade para saberem como trazer para a realidade algumas das ideias mais amorosas, mais encantadoras e mágicas que cruzam o vosso pensamento.

A lista de convidados e os convites

Depois de decidir o tema do baby shower, assim como alguns dos detalhes mais importantes como o “onde” e o “quando” do evento, prepare-se para enviar os convites para a lista de convidados que pretende que marcarem presença numa data tão importante como esta. Para que exista uma harmonia e coesão, é importante que os convites vão ao encontro do tema geral do baby shower, quer decida enviá-lo física ou digitalmente.

Caso tenha optado por criar também uma lista de artigos e produtos que ainda necessita para a chegada do seu bebé, poderá também incluí-la no convite, para que os amigos e familiares, que marcarão presença, possam oferecer algo que realmente precisa.

Baby Showers
MiParty

O menu do grande dia

Normalmente, os baby showers realizam-se ao longo da tarde, pelo que o ideal será optar por um menu leve, mas delicioso, como por exemplo petiscos e pequenos snacks que agradarão todos. Para além disso, poderá também apostar em pratos ou sobremesas que espelhem, também, o tema do baby shower. 

 

Muito importante: as bebidas – sumos, mocktaisl (visto que a protagonista do momento está grávida e terá de tomar bebidas sem álcool, os mocktails são opções tão deliciosas e excelentes como os próprios cocktails) e champagne (sem álcool) para celebrar a chegada do tão esperado bebé!

Baby Showers
MiParty
Baby Showers
MiParty

As dicas que temos para si…

Para além da checklist que apresentámos, queremos, também, partilhar algumas dicas consigo, para que tenham em mente, antes de começar a planear um baby shower. Acima de tudo, este processo deverá ser bastante divertido, mas necessita, igualmente, de uma estratégia, muita criativa e aqueles toques pessoas incríveis, que marcarão a diferença.

  • Quer seja uma amiga, um familiar ou a própria mãe a organizar: as grandes decisões deverão ser feitas tendo sempre a mãe em conta: considere os seus desejos, em termos de comida, assim como as suas coisas favoritas
  • Certifique-se de que os convites são extremamente divertidos, transmitindo a todos o que estará para vir
  • Pequenos apontamentos decorativos prometem ser o boost da decoração do evento: balões, flores e até mesmo confetti
  • Crie uma atmosfera cozy, amigável e elegante
  • Prepare uma zona central para os convidados colocarem os seus presentes para o bebé
  • Recorra a almofadas e pequenos sofás/puffs para criar uma zona extra de conforto: estas opções conferem, também, uma atmosfera descontraída e boho
Baby Showers
Maria das Festas
Baby Showers
Maria das Festas

No entanto, a nossa maior dica é: desfrute ao máximo desta etapa da sua vida, do baby shower do seu bebé  e celebre a sua chegada. Muitas felicidades!

Our tenth and most important tip is to fully enjoy the planning and your time at the baby shower. Celebrating the next milestone in mum-to-be’s life and welcoming a new arrival is exciting for everyone. The fun and joy are only just beginning!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade