Created with Sketch.
Joana Amaro

O presente de casamento: o que os convidados devem saber segundo a etiqueta!

Quer seja o primeiro ou o décimo casamento para o qual é convidado, receber um convite para este tipo de celebração é sempre motivo de felicidade. É o início de uma nova etapa na vida de duas pessoas que decidiram partilhar o futuro juntas e desejam celebrá-la consigo!

 

E, com este convite, vem também a clássica questão que invade os convidados: “O que oferecer aos noivos?” e, mais importante… “Quanto é que se deve gastar numa prenda?“. Atualmente, a grande maioria dos casais já vivem juntos antes do “Sim, aceito!”, pelo que já não precisam do tradicional enxoval. Por isso, há que ser criativo ou oferecer dinheiro, que é a opção mais comum.

 

Para responder a estas perguntas, temos algumas sugestões e conselhos para si.

 

Soft Box Photography

 

A quantia que gasta numa prenda depende da relação que se tem com o casal 

Basicamente, não existe um valor fixo que a que os convidados se devem cingir. Pois, devem ir ao encontro do valor com o qual estão confortáveis, tendo também e conta o seu orçamento e situação financeira pessoal. No entanto, tradicionalmente, o valor que se deve gastar numa prenda de casamento varia com o tipo de relação e proximidade que se tem com o casal.

 

Assim, quanto mais próximo se é do casal, mais se gasta. Caso não conheçam bem o casal – por ser um colega de trabalho ou amigos mais afastados -, não há necessidade de oferecer um valor extremamente alto. Eis um breve resumo dos valores recomendados para uma prenda de casamento, consoante o grau de proximidade com os noivos:

 

  • Menos de 100 euros: Este valor é adequado quando não se tem uma grande proximidade com os noivos e não vão marcar presença no casamento. Ainda assim, ao oferecerem um presente,, demonstras consideração sem comprometer demasiado o vosso orçamento.
  • Entre 100 e 200 euros: É a faixa de valor mais habitual para oferecer a um casal no dia do casamento. A quantia deve ser pensada por pessoa: se fores acompanhado(a) pelo teu parceiro(a), o ideal é que cada um contribua com esse montante. A ideia é cobrir o custo da refeição e ainda deixar uma margem de presente para os noivos.
  • Entre 200 e 300 euros: Este valor é comum entre amigos mais chegados e alguns familiares. Trata-se de uma prenda generosa e equilibrada, especialmente tendo em conta os custos praticados nos espaços de casamento. Neste intervalo, os noivos já conseguem ter algum retorno financeiro com a celebração.
  • Entre 300 e 400 euros: Oferecer este montante é habitual entre familiares muito próximos ou padrinhos e madrinhas do casamento. São pessoas com um laço especial com os noivos, que muitas vezes estiveram envolvidas na organização do casamento e fazem parte ativa da vida do casal.
  • Mais de 400 euros: Presentes acima deste valor são considerados bastante generosos. Normalmente, são oferecidos por pais, avós, tios diretos, irmãos ou amigos íntimos, incluindo também padrinhos e madrinhas. Representa um presente significativo e demonstra uma ligação muito próxima com os noivos.

 

João Silva Wedding

 

Se vão marcar presença no casamento, devem ser oferecer um presente 

Como convidados de um casamento, devem sempre oferecer um presente aos noivos. Contudo e conforme mencionado anteriormente, o que decidem gastar numa prenda varia de situação para situação. Assim, restrições orçamentais pessoais são uma razão perfeitamente válida para não oferecer uma prenda de casamento exagerada, mas mesmo assim deve oferecer algo como convidado. Gastem o que puderem com base na sua situação financeira.

 

E se não marcarem presença no casamento? Na maior parte dos casos, não é necessário oferecer ou enviar uma prenda de casamento, especialmente quando se trata do casamento de um casal com o qual não são muito próximos. No entanto, caso se trate do casamento de um casal extremamente próximo para vocês, podem enviar um presente.

 

Não precisam de trazer o presente para o grande dia

Alguns convidados ainda oferecem o presente de casamento no próprio dia, mas atualmente é uma prática que já não se verifica. Atualmente, as listas de casamento online que os casais criam com items que gostariam de receber, desde eletrodomésticos a experiências, como viagens ou jantares. Assim, o convidado “compra” simbolicamente um presente, mas na prática o valor vai diretamente para os noivos, que o recebem em dinheiro ou transferência.

 

Assim, estas listas de casamento não são apenas convenientespara os convidados, como também para os noivosquerecebemaquilo que realmente precisam ou desejam. Por isso, seguir a lista é sempre uma decisão acertada para evitar repetições, garantido que o presente é útil.

 

Afonso Castella

Incluam sempre um cartão (quando oferecem presencialmente) ou com uma nota para os noivos 

Seja qual for o presente, nunca dispensem um cartão escrito à mão com uma mensagem calorosa. É um gesto simples, mas que adiciona significado ao presente e mostra o seu afeto pelo casal.

Evitem presentes muito pessoais

Evite objetos com valor sentimental para vocês, mas que possam não ter significado para os noivos, como antiguidades ou peças decorativas fora do estilo do casal. A única exceção é que conheçam realmente os gostos do casal ou optem por presentes neutros.

Tiago Brás

Oferecer um presente de casamento é uma forma de celebrar o amor e demonstrar carinho pelos noivos. Seguindo as normas de etiqueta com bom senso e atenção, estará não só a cumprir uma tradição social, como também a contribuir para a felicidade deste dia tão especial.

Lembrem-se: mais do que o valor do presente, o que conta é a intenção, o cuidado e o respeito demonstrado através do gesto.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade