O que fazer se um convidado não dá prenda de casamento
Enquanto convidados de um casamento, existem alguns comportamentos que são esperados. Primeiramente, devem responder com a devida antecedência ao convite de casamento. Segundo, no grande dia devem chegar a horas e com um outfit que vai ao encontro do dress code sugerido pelos noivos. Além disso, existem outras regras ou etiqueta que devem considerar?
Uma das questões que muitos convidados têm é se devem ou não dar uma prenda de casamento. A verdade é que a resposta é de certa forma complicada, uma vez que pode depender de variadíssimos factores: se marcam ou não presença no grande dia, se as suas condições permite ou não,…

Portanto, apesar de não ser uma regra obrigatória que os convidados devem seguir, a etiqueta de casamentos sugere oferecer um presente – mesmo que apenas significativo -, como uma pequena contribuição para a lua-de-mel, um montante monetário, ou até mesmo um pequeno mimo.
Assim, a maioria dos convidados oferece um presente de casamento, mas o que devem fazer caso experienciem um situação em que um convidado não o oferece?

Respirem fundo, pois nem tudo é intencional
Antes de tirarem conclusões precipitadas, lembrem-se: existem muitas razões pelas quais alguém pode não ter dado uma prenda e nem todas são mal-intencionadas. Conforme mencionado anteriormente, pode tratar-se de um mero esquecimento, de uma questão financeira ou até mesmo de um problema logístico.
Além disso, algumas pessoas assumem que a sua presença, viagem e despesas associadas já representam um gesto generoso, especialmente quando se trata de destination weddings.
Não façam suposições!
Evitem pensar que a falta de prenda é sinal de desinteresse ou falta de consideração. Cada pessoa tem a sua relação com a ideia de oferecer presentes em casamentos. Em algumas culturas ou contextos, isso nem sempre é esperado da mesma forma. E há ainda quem tenha a intenção de dar uma prenda mais tarde (aniversário de casamento, por exemplo).\

Agradeçam sempre: com ou sem prenda!
A potencial falta de etiqueta de alguns convidados não tem que se refletir nas vossas atitudes. Por isso, independentemente de terem ou não recebido uma prenda de casamento, devem enviar sempre uma mensagem ou carta de agradecimento por terem marcado presença num dia tão especial para a vossa história de amor – que por si só, já é um gesto verdadeiramente significativo.
Portanto, nesta mensagem de agradecimento e gratitude não mencionem a falta da prenda de casamento, pois no momento em que a recebem, pode ser precisamente o instante em que se apercebem que se esqueceram de algo.
Foquem-se no que realmente importa!
Passaram-se já alguns meses e a prenda de casamento ainda não chegou? Em algum momento vão ter de colocar esse aspeto para trás das vossas costas. Afinal, o mais importante é que o vosso casamento é sobre celebrar o vosso amor e história.
No entanto, é normal que se sintam frustrados ou surpreendidos com a atitude desse convidado em particular, mas não deixem que se sentimento se reflita na emoção geral do grande dia de casamento e das memórias que foram criadas.
Lembrem-se: as prendas são um gesto bonito, mas o mais valiosos é que os vossos convidados tenham conseguido presentear-vos com a sua presença, apoio e alegria contagiante.

Uma coisa é certa: nem sempre as coisas correm como idealizámos e isso aplica-se também às expectativas em torno das prendas de casamento. Mas, com a devida preocupação e foco no essencial, é possível lidar com estas situações com elegância e maturidade.
Comentar
Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade