Created with Sketch.
Marta Ramos

Wise words: usar o Pinterest para organizar o casamento

Quando chega a hora de começar a organizar o casamento, de pôr as ideias em ordem para tomar decisões efectivas, todas as ajudas são bem-vindas — e o Pinterest é, sem dúvida, uma das plataformas que mais tem ajudado noivas e noivos por este mundo fora a reunir, de forma organizada e sistemática, inspirações e preferências, para depois virem a ser materializadas num dia de sonho. Já em 2018, contavam-se mais de quatro mil milhões de pins relacionados com o casamento!
Mas quem conhece o Pinterest sabe que também nos podemos sentir perdidos por ali, com demasiada informação a circular; por outro lado, convém pensar na plataforma como fonte de inspiração e não como catálogo a partir de onde poderemos escolher exactamente aquilo que queremos para nós, porque isso não é realista e, convenhamos, não tem graça nenhuma. Giro, giro, é conseguir combinar todas aquelas maravilhas num formato que seja a cara dos noivos e que tenha, também, a assinatura do profissional que escolherem para dar forma ao seu dia.

É por essa razão que hoje dedicamos as nossas wise words à melhor forma de usar o Pinterest a favor da organização do vosso casamento, uma forma que vos ajude e não vos complique a vida. E, para isso, trazemos-vos as palavras de Larkin Brown, que há cinco anos trabalha para proporcionar aos fãs do Pinterest uma experiência mais agradável. Há uns tempos, numa entrevista ao Style me Pretty, Larkin deixou algumas dicas bastante valiosas para as noivas e os noivos pinners:

Uma das primeiras coisas a fazer é simplesmente começar por usar o campo de pesquisa do Pinterest. Ao contrário de outros mecanismos de pesquisa, não é preciso saber exactamente aquilo que se procura para começar a receber resultados.

Habitualmente, os termos de pesquisa mais usados para arrancar com o processo são coisas genéricas como “vestidos de noiva” e “decorações de casamento”. Os guias de pesquisa podem ajudar-vos bastante a restringir os resultados, afunilando-os de acordo com as características que mais se adequam a vocês. Por exemplo, se escreverem “bouquet”, abre-se uma lista de sugestões que incluirá “bouquet de noiva simples”, “bouquet de noiva romântico”, “bouquet de noiva campestre”, etc. Ao seleccionarem uma das sugestões, estarão já a filtrar os resultados. Mas, se nada disso corresponde àquilo que procuram, perfeito na mesma: já sabem o que não querem e ficam assim mais perto de encontrar a palavra que poderá rentabilizar a pesquisa. Para os verdadeiros iniciados, que ainda não começaram bem a pensar no assunto, o truque é clicar no termo o mais abrangente possível e deixar as imagens falarem por si mesmas. Quando começarem a guardar pins que vos agradam, começarão a ver surgir padrões que definem o vosso estilo.

 

Outra das orientações interessantes que nos dá Larkin Brown tem a ver com o modo como podemos organizar as imagens recolhidas. O sistema habitual é a criação de álbuns temáticos, o que fará com que, por exemplo, se vocês estiverem a preparar o vosso grande dia, criem um álbum para o vestido, outro para o bouquet, mais um para a decoração, e mais outro para o bolo — e por aí em diante. Mas Larkin sugere que, tendo em conta que este é um assunto complexo e com um prazo de validade, ou seja, que encerrará no dia do vosso casamento, criem antes um único álbum dedicado à grande ocasião e, lá dentro, organizem as coisas através das secções (e também do título e da descrição). Encontram estas variáveis quando escolhem editar um pin, depois de guardá-lo no álbum. São várias as vantagens deste sistema de arrumação mais contido: uma delas é que, depois da grande festa, podem simplesmente arquivar o álbum. Isto não o elimina: envia-o para o final da vossa página e, ao mesmo tempo, interrompe as sugestões de imagens relacionadas com o tema. Poderão sempre revisitá-lo para matar saudades, mas entretanto terão outros assuntos em mente, ao quais será dada prioridade.

Enquanto estão de mãos na massa, poderão ter três tipos de preocupações: primeiro, com a vossa privacidade; segundo, a partilha de determinadas escolhas com algumas pessoas; e, terceiro, a necessidade de reality checks no meio de tanta coisa estilizada. Felizmente, Larkin Brown tem respostas para todas elas:

Envolvam a vossa cara-metade enviando-lhe pins usando Pinterest Messages ou a nossa integração com o Facebook Messenger. Partilhem também coisas específicas com os vossos fornecedores e com as pessoas que vos irão ajudar a passar as ideias à prática. Se não querem muita gente a meter o nariz nas vossas pesquisas, tornem o vosso álbum secreto. Se encontrarem alguma coisa na rua que vos agrada, fotografem-na com a Lens. E para cada pin com uma produção espectacular, há pins associados de utilizadores que tentaram concretizar aquela ideia e nos contam como tudo correu.

Simplesmente Branco no Pinterest

Perguntámos à Alexandra Barbosa, do nosso fornecedor seleccionado A Pajarita, se é útil que os seus clientes lhe mostrem as ideias que armazenaram no Pinterest: «Sim, ajuda. Há noivos que não sabem bem descrever aquilo de que gostam. Ou descrevem uma coisa e querem outra… isso percebe-se bem quando falamos sobre as imagens. Só não gosto que me digam “quero igual a isto”. Não é essa a minha forma de trabalhar. No entanto, é inegável que o Pinterest é uma boa plataforma para poderem ir definindo o estilo de casamento ou de festa que pretendem, a paleta de cores… Tenho clientes que fazem o mesmo no Instagram.»

Ora bem, então, agora que já dominam as ferramentas, é só meter mãos à obra: façam o vosso trabalho de casa e reúnam com os vossos profissionais preferidos, com tempo e disponibilidade. Conversem sobre a festa que esperam ter, o tipo de convidados (e as suas necessidades), o que é fundamental, o que é acessório e ideias que gostariam de pôr em prática, e deixem que o fornecedor inicie o seu processo criativo. Quer tenham uma visão bem definida ou uma ideia vaga, confiem nos profissionais que escolheram. Não o considerem um mero executante, mas um criativo capaz, cujo objectivo é prestar-vos o melhor serviço possível.

 

Sobram dúvidas? Falem connosco, têm a caixa dos comentários inteiramente à vossa disposição. E não deixem de acompanhar todos os artigos de wise words que vamos publicando, sempre à segunda-feira.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade