Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: como comprar o vestido de noiva?

As nossas dicas para casar de hoje são dedicadas, em exclusivo, às meninas: falamos do vestido de noiva!

Este é um dos assuntos que mais espaço mental ocupa desde o dia do sim – ou, se calhar, desde antes disso, arriscamos.

O vestido perfeito é, para muitas noivas, um sonho de menina. Mas como encontrá-lo? As nossas dicas para casar focam-se nesta deliciosa e vagamente enervante tarefa, e contamos com a ajuda de uma especialista na matéria, a Sara Silva, da Vestidus, a nossa conselheira favorita nestes assuntos de vestir.

 

Ora bem, mesmo que já tenham uma ideia do estilo de vestido que gostariam de usar, mesmo que até já tenham acompanhado uma amiga ou uma irmã ao longo do processo de escolha, das provas, etc., esta é a vossa hora da verdade. E, como em todas as rubricas contidas nos preparativos para o grande dia, o primeiro passo é tudo menos romântico – mas é incontornável: o orçamento. O custo do vestido de noiva não deve ultrapassar 10% do vosso orçamento total e deve estar definido desde o primeiro momento em que começaram a fazer as vossas contas.

Sejam fiéis a esse valor e resistam à tentação de transgredir: fechem os olhos aos vestidos que não se encaixam no vosso Excel. É pouco romântico, isto, é um facto, mas acreditem – queremos o vosso melhor e este é um valioso conselho.

 

Já têm o quanto; passamos ao quando: nove meses de antecedência para vestidos de catálogo e seis a oito quando se trata de um vestido feito de raiz. O processo incluirá sempre várias provas (duas ou três, pelo menos), com a última nas semanas que antecedem o mais bonito dos dias.

Quanto, quando… e como?

A Sara Silva responde: «Pesquisar imagens, inspiração. É importante que pesquisem de forma a se identificarem com um determinado estilo ou corte. Numa primeira fase, não importa saber se esse é o estilo que mais vos valoriza. Esse momento fica guardado para quando visitarem uma loja e tiverem oportunidade de experimentar os vestidos. Identifiquem o estilo que mais gostam e quais as lojas que têm esse tipo de modelo que vai ao encontro do vosso gosto, localização e orçamento. Depois é o momento de agendar visitas.»

 

Como comprar o vestido de noiva? A Sara Silva, da Vestidus, explica-nos tudo.

Como comprar o vestido de noiva? A Sara Silva, da Vestidus, explica-nos tudo.

Como comprar o vestido de noiva? A Sara Silva, da Vestidus, explica-nos tudo.

Tenham presente que as colecções chegam às lojas no fim do verão, sendo essa a melhor altura do ano para lançar a ‘operação vestido’.

Uma loja da especialidade irá fazer-vos um conjunto de perguntas ao agendar a vossa visita – considerem isto o trabalho de casa do profissional, para que a vossa experiência seja o mais certeira e eficaz, sem perder uma certa aura de sonho.

 

Na Vestidus, estas são três perguntas permanentes:

 

A data do casamento está confirmada?

Pode parecer óbvio, mas é o factor que pode determinar se um modelo está disponível ou não para entrega a tempo do grande dia.

 

Qual o orçamento máximo que definiram para o vestido de noiva?

Novamente, um bom profissional irá fazer uma selecção de vestidos que respeita escrupulosamente este número.

 

Quais os modelos de que mais gostaram no site ou nas redes sociais da loja?

«O site e as páginas de Facebook ou Instagram são hoje o cartão de visita de uma empresa e torna-se ainda mais importante no caso de uma loja de noivas. Pedimos sempre que nos enviem as imagens dos modelos que mais gostaram do nosso site e tentamos mantê-lo atualizado. Fazer essa pesquisa, mesmo no caso das lojas em que não lhe pedem essa informação, ajuda-a a ter uma ideia do tipo de modelo que vai encontrar e dessa forma seleccionar os modelos e as lojas com que mais se identifica», explica nos a Sara.

 

Na vossa primeira marcação, levem a mente aberta e disponível para experimentar as sugestões que vos apresentarem. Confiem na vossa consultora: a experiência de quem já viu muitas provas de vestidos, geriu expectativas e nervos, e tornou sonhos realidade, é valiosa e vossa aliada.

Temos muitas noivas que nos agradecem por sugerirmos vestidos que à partida não fariam parte da sua escolha, mas que acabam por ser os eleitos. – Sara Silva

Levem companhia, se quiserem partilhar a emoção e se precisarem de segundas opiniões: a mãe, a irmã, a melhor amiga ou quem mais sentido fizer para vocês. «Na Vestidus, não recomendamos mais do que 3 pessoas por prova. Partilhamos a opinião de várias lojas de vestidos de noiva internacionais, como a Kleinfeld Bridal do programa ‘Say yes to the dress’: “Bringing more than 3 others can take the focus off of you.”»

Para a prova ser mais real, levem uns sapatos com um salto semelhante ao que pretendem usar no dia do casamento, e lingerie confortável, de preferência cor de pele, sem alças e sem costuras. Nas últimas provas já deverão usar os acessórios definitivos, mas sobre isso receberão o devido aconselhamento na loja.

 

Como comprar o vestido de noiva? A Sara Silva, da Vestidus, explica-nos tudo.

Como comprar o vestido de noiva? A Sara Silva, da Vestidus, explica-nos tudo.

Como comprar o vestido de noiva? A Sara Silva, da Vestidus, explica-nos tudo.

O que é que devem ter em conta, sempre?

O que mais vos favorece, claro, o vosso conforto (afinal, vai ser um dia longo e muito activo), e aquilo que não vos transforme em algo que não são.

 

Se não acertarem à primeira, nada de nervos, e essa ideia feita de que quando vestirem o vestido certo, saberão, é um mito: o vestido certo é tão só e apenas uma segunda pele. E isto significa que flui convosco e que vos deixa um sorriso e brilho no canto dos olhos. Se acontece à primeira, se precisa de 7 provas ou vários dias para decidir, não conta na equação e é apenas a vossa personalidade (e instinto!), a funcionar. Confiem!

 

Eleito o vestido, passamos à logística: é feita a reserva do modelo e com ela, o pagamento de um depósito ou sinal que confirma a encomenda. A loja comunica com o fabricante e indica-vos uma data de chegada à loja. Pode ser rápido ou demorar alguns meses, pode variar entre marcas ou modelos, todo este processo é normal. Assim que o vestido chega, a loja entra em contacto e são agendadas as provas, os ajustes e a entrega.

 

Chegaram aqui e esta conversa toda só vos cria anticorpos? Tules, rendas e vestidos de princesa não vos dizem nada…? Repetimos, nada de nervos! Este é um dia especial, e o que se quer, são as melhores versões de cada um dos envolvidos, certo?

Se as lojas de vestidos de noiva não são a vossa cara, então têm aqui uma oportunidade de ouro para mergulhar nas colecções de pronto-a-vestir que sempre desejaram conhecer melhor. Passeiem pela Avenida da Liberdade, naveguem pelo Net-a-Porter (eu casava-me num vestido de cocktail Valentino, sem hesitar!), escolham algumas marcas mais sofisticadas e materiais de qualidade superior, façam o vosso trabalho de campo e depois é só ir experimentar. Basta caprichar nos acessórios, poucos e bons, para que a magia aconteça!

 

Bem, e os acessórios são, claro, todo um assunto que abordaremos numa próxima oportunidade. Deixamos apenas uma nota: menos é mais! Se vão usar uma peça de cortar a respiração, deixem-na cumprir a sua função e brilhar, de forma singular e única, seja um par de brincos, uma tiara, um colar, uma pulseira, um travessão, os sapatos, o próprio vestido. Essa será a peça dominante, as outras apenas acompanham e dão suporte.

 

Há dias, fizémos uma pequena selecção de acessórios vistosos e muito elegantes, ao sabor das tendências da estação. E se falamos de sapatos, bom, por aqui temos uma colecção gloriosa de sapatinhos de noiva que escolhemos sempre aos domingos: inspiração para todos os gostos e todos os bolsos!

 

Não deixem de espreitar os outros bons conselhos da Sara Silva para uma experiência de compra de vestido de noiva bestial. E por aqui, acompanhem as tendências.

 

Boa semana!

Save

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade