Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: decoração do casamento DIY

Hoje  quero deixar-vos algumas sugestões para um casamento DIY, no que toca à decoração.

 

Agora que temos em mãos um conceito de casamento muito mais intimista no que toca à sua dimensão, é natural que vejamos alguns serviços a ganharem um caractér mais qualitativo, o que é óptimo: com um orçamento que encolhe na sua escala total, as parcelas nominais, que dizem respeito às flores, ao catering e aos detalhes de estacionário, por exemplo, podem aumentar e oferecer aos convidados uma experiência mais rica e sofisticada.

 

Este é um caminho possível, mas se tivermos em mente manter aquela festaça com que sonhámos, adiando-a para quando fôr recomendável, neste momento organizamos uma celebração pequenina e muito personalizada.  Uma opção para manter este carácter “muito lá de casa” é arregaçar as mangas e dar asas ao talento DIY.

Com tanta informação disponível hoje em dia, com tanta inspiração fantástica e tanta gente competente a partilhar o seu conhecimento, é natural que já tenham ideias muito precisas acerca do ambiente que pretendem para o vosso casamento e se sintam com vontade de criar o cenário desejado pelas vossas próprias mãos.

 

Para um projecto DIY  com sucesso, comecemos pelos custos: calculem detalhadamente o dinheiro e o tempo (vosso e dos vossos ajudantes) que irão dispender (atenção às parcelas invisíveis, como gasolina, deslocações, compras avulso, etc.), pois a decisão de assumir a decoração do vosso casamento pode não resultar na poupança que aparenta. Se, à parte disso, querem mesmo fazê-lo por questões de personalidade e gosto, estas são algumas das sugestões que achamos importante partilhar.

 

Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral

Considerem bem os timmings e as tarefas necessárias. Para além do vosso tempo livre, a maior parte delas terá de acontecer na véspera e no próprio dia (montagem e desmontagem), que são os dias mais intensos e ocupados. Certifiquem-se de que os vossos ajudantes estão disponíveis e devidamente informados, e deleguem e confiem. A falta de experiência será um factor, mas os imprevistos e solavancos resultareão em histórias para contar nos dias de sol.

 

Se estão a pensar em comprar jarras, jarrinhas, copos, velas, molduras, têxteis e outros acessórios e miudezas, pensem antecipadamente no que irão fazer a todo o material a seguir. Podem oferecê-lo aos vossos convidados (jarras e jarrinhas com flores, molduras com uma foto vossa, por exemplo), mas podem considerar outra solução mais interessante e sustentável – o aluguer de material para decoração de casamento! A norte podem contar com os serviços da Inspirarte e mais cá para baixo, com  a Design Events Rentals. Se vos faltam sofás, cadeiras ou mesas, na logística mais pesada, ou apenas pequenos detalhes como umas almofadas coloridas, tealights, jarras ou candelabros para compor uma mesa mais especial,alugar pode ser a melhor das ideias!

 

Escolhido o material de decoração, vamos aos complementos: as flores e o estacionário. Como sempre, recomendamos flores da época e nacionais, mais acessíveis e resistentes, e a entrega da tarefa a quem tiver mais jeito de mãos, contabilizando ensaios feitos com tempo. Se colocar flores numa jarra parece ser uma coisa simples, desenganem-se, que é preciso talento! Posso vos garantir que compro flores frescas quase todas as semanas e jeito para as compor na jarra é coisa que me continua a faltar, mesmo vindo de uma área criativa e muito visual Não tenho dificuldades na escolha das cores e texturas, mas a composição estrutural de um arranjo é todo um outro assunto!

Fazer um arranjo bonito requer mais talento e paciência do que parece, multiplicá-lo, transportá-lo e montá-lo (se fôr o caso) no dia seguinte é só para quem tem nervos de aço, capacidade de organização e gestão de tempo!

 

Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral

Podem comprar as vossas flores nos grandes distribuidores e produtores, por grosso, reservando um dia para as limpar e preparar, acomodando-as sempre em local fresco e escuro: se casam num sábado, encomendem-nas numa terça-feira e vão buscá-las na quinta-feira. A probabilidade de haver surpresas é grande quando são encomendas de espécies que vêm de fora; por isso, joguem pelo seguro, sem grandes invenções, e apostem no que é nacional e robusto.

Depois de feitos os arranjos, não se esqueçam de acomodar devidamente o seu transporte: pouca água – preenchem com mais já no local -, tudo colocado em caixas, bem travado, e uma condução delicada. Em alternativa, podem levar a matéria-prima para o local e contar com o tempo para os fazer. Atenção, será sempre o dobro do que imaginam!

 

Quando temos menos convidados, podemos dedicar uma atenção mais personalizada a cada um. Isto é algo simples de transmitir através do estacionário adicional: cartões nominais para marcação de lugar, mensagens doces aqui e ali, cartões de agradecimento personalizados, ementas detalhadas e tudo o mais que vos possa ocorrer para tornar a celebração mais acolhedora e especial.

É provável que por estes dias estejamos a falar de uma escala mais pequena para tudo e a opção DIY tenha mais a ver com gosto e talento do que factores financeiros. Neste caso, a vossa florista local pode ser uma opção e a logística um pouco mais simplificada – mas o tempo será sempre necessário e nestes dias parece ser mais curto!

 

Agora que já estão a par deste lado mais operacional, vamos abraçar o processo criativo. Ferramentas: Pinterest, caderno de notas (ou ferramenta digital equivalente) e folha de orçamento (sempre!).

A inspiração é muita, há milhares de imagens disponíveis com cenários lindos de morrer, mesas fantásticas, bouquets de perder a cabeça, e é natural que passem por uma fase de indecisão, mesmo que já tenham alinhavado generosamente as vossas pastas do Pinterest. Não se preocupem: haverá um fio condutor a emergir naturalmente. Um conjunto de cores que é constante nas imagens seleccionadas, ideias e elementos decorativos que se repetem, flores e formas que estão sempre presentes. Escolher uma paleta de cores como base é um óptimo ponto de partida; definir um estilo que funcione com o espaço é outra parcela importante da equação.

 

Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral

A decoração tem o dom mágico de transformar um espaço sem interesse em particular num local acolhedor e bonito, preparando-o para ser o cenário perfeito do vosso casamento, presente em todas as imagens registadas ao longo do dia. Às vezes é preciso um grande investimento, mas muitas vezes nem por isso, apenas olho clínico para definir os pontos que farão a diferença.

 

Peguem nas vossas notas e revejam os pontos fortes e fracos do espaço escolhido. Com isto em mente, acertem um estilo e definam o ambiente que querem ter, a tal paleta de cores, o tipo de iluminação e os detalhes, incluindo o design floral. Se há uma regra a respeitar, é esta: espaço e ambiente devem estar em sintonia. Se escolheram um sítio com cariz histórico, dificilmente funcionará com uma decoração contemporânea ou demasiado descontraída: façam escolhas simples e elegantes, tirem partido da grandiosidade do local. Para amaciar o ambiente austero, a solução é uma decoração floral à séria, elegante, sofisticada: brancos e pastéis, ou apenas uma cor, e, para um toque romântico,  muitas e muitas velas (nada de luzes frias e gerais).

 

Se optaram por um espaço sem características que saltem à vista, direccionem a atenção para as mesas. Cor e um ambiente caloroso são as palavras de ordem, com flores de cores fortes e detalhes bonitos. Para tornar a sala mais interessante, trabalhem a entrada com arranjos florais, escolham um ou dois recantos, adicionem uns sofás, flores de dimensões generosas e velas de tamanho XL. A transformação será enorme!

Se houver espaço no orçamento, peçam copos coloridos (para dar um ar da sua graça à loiça básica que compõe o serviço). Aqui a regra é tornar o ambiente caloroso através da cor e limar as arestas com cantinhos simpáticos.

 

Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral Inspiração para decoração de casamento DIY em tons coral

Vão casar ao ar livre? Que bom e que desafio! Terão certamente espaço com fartura e muitas dúvidas acerca de por onde começar. Uma regra básica é orientar as mesas para uma zona pouco ventosa e com sombra. Para o catering, é importante que estejam perto do edifício principal; e, com isto em mente, é só desenhar o resto do plano. Se possível e se têm arvoredo em quantidade razoável, dispensem a tenda e apostem em toldos ou velas penduradas entre as árvores, é suficiente para criar zonas de sombra. Se optaram por jantar, troquem as mesas redondas por quadradas ou rectangulares, corridas (ou ambas), e toalhas simples de algodão – se os tampos estiverem em condições e forem bonitinhos, um runner de linho ou papel será suficiente. Juntem loiça branca ou desemparelhada, idem para os copos, somem arranjos florais com uma bonita mistura, descomplicada e harmoniosa, e terão um resultado boémio e chique.

 

Preparem uma sala de estar ao ar livre, para que os vossos convidados desfrutem verdadeiramente do campo e do ambiente romântico que se instala ao pôr-do-sol: sofás confortáveis, movéis de rattan ou colchões com pés (ou sobre paletes), com tecidos bonitos; não se esqueçam de mesinhas de apoio, uns leques para o calor, chapéus para quem veio desprevenido (e protector solar disponível na casa de banho), cinzeiros e mantinhas leves para a noite, assim como alguns repelentes de mosquitos, orgânicos e de cheiro aceitável. Para rematar, luzinhas de feira ou de natal e uma pista de dança feita com mosaico de madeira, comprado, em peças de 1m2, nas lojas de bricolage: evita a poeira, o desgaste do relvado e o desalinho do terreno.

 

Não cobrimos aqui todas as variantes possíveis de uma decoração DIY – mas partam deste esquema e acrescentem-lhe a vossa personalidade.  E acima de tudo, tenham em conta o tempo que as coisas demoram a concretizar e a imensa quantidade de solicitaçãoes no dia.

Mesmo com uma celebração intimista com apenas duas mãos cheias de convidados, não queremos mesmo nada que se sintam assoberbados com as tarefas que decidiram abraçar. A única fórmula de sucesso é planear com clareza e contabilizar o dobro do tempo estimado!

 

Espreitem algumas das ideias de decoração DIY para casamentos que fomos partilhando por aqui.

Imagens do dia bonito de Megan + Aaron, via Junebug Weddings.

 

Sobram dúvidas? Falem connosco! E não deixem de acompanhar todas as dicas para casar que vamos publicando, sempre à segunda-feira, que vos ajudarão a trilhar este caminho até ao mais bonito dos dias, de forma sabedora e tranquila!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade