Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: a importância do álbum de casamento

Aproximamo-nos a passos largos do Natal, que iremos celebrar certamente de forma diferente.

A distância está instalada nas nossas rotinas e é importante que mantenhamos a cabeça fria e as boas práticas recomendadas pela DGS, todos temos um papel activo no desenrolar da pandemia.

Eu assumo que cá por casa estaremos em forma recatada e muito singela, não mais que três lugares à mesa, no máximo – e isso não me tira o sono nem entristece: é o que é. Em contrapartida, o meu plano é fazer chegar à família – a próxima e até aquela um bocadinho mais distante, aos amigos e aos parceiros, tudo aquilo que mais gosto no Natal.

E isto é a combinação certa de pequenos objectos, escolhidos a dedo, e palavras doces. Não há distância que resista e um abraço pode ter inúmeras formas!

 

Ora um presentaço, que segue muito bem pelo correio carregado de amor, é uma fotografia – seja na sua forma mais singular ou num belo álbum que agrega momentos, história e memórias.

 

As fotografias impressas são uma jóia de família e um álbum fotográfico é um pedaço de história. É um facto que caminhamos a uma velocidade louca para a imaterialização dos objectos, o papel está a desaparecer das nossas vidas. Mas se quisermos pensar nisso mais a fundo, quantas vezes nos sentamos ao computador para revisitar uma pasta de fotografias (nem lhe vou chamar álbum…)? Em contrapartida, quantas vezes olhamos para aquela fotografia que escolhemos emoldurar? E quantas vezes olhamos com curiosidade para fotografias antigas? Os nossos pais com a nossa idade ou com a idade dos nossos filhos, as diferenças, as parecenças, as modas, os semblantes? Todas estas emoções e conversas são apenas possíveis a partir da imagem impressa, que seguramos na mão.

 

Falemos então do álbum fotográfico, que pode tomar muitas formas, já que o invólucro das memórias do dia do casamento tem que ser, também ele, digno de apreciação. A maior parte dos bons fotógrafos trabalha em articulação com os melhores profissionais na área da encadernação e a informação é o melhor caminho para fazer boas escolhas.

 

Silvia Pontes Encadernação Personalizada - álbuns de casamento e livros de honra Silvia Pontes Encadernação Personalizada - álbuns de casamento e livros de honra

Silvia Pontes Encadernação Personalizada - álbuns de casamento e livros de honra

A Sílvia Pontes, artesã de serviço para os álbuns mais bonitos, explica-nos um bocadinho as diferenças.

 

Os tamanhos normalizados dos álbuns tradicionais com folha de papel vegetal variam entre 25x25cm, 30x30cm e 25x35cm, e têm 40, 60, 80 ou 100 páginas.

Os acabamentos podem ser em telas ou linhos (tecidos próprios para encadernação), com opção da personalização do nome e data ou outra denominação e podem ser simples (apenas o álbum), de luva (como um arquivador) ou com caixa.

 

Para que tenham vida longa como se quer, sempre bonitos e impecáveis, os álbuns fotográficos devem ser arquivados ou guardados num local seco, longe da exposição solar e na posição horizontal e, quando folheados, deverá ser sempre com as mãos limpas e secas. A caixa ou saco em que são entregues é um auxiliar importante no processo de conservação.

E agora, se quisermos falar de formatos mimosos para a época natalícia, que podem ser enviados por correio para as pessoas mais especiais, os min-álbuns em formato de harmónio, com 15x15cm ou 20x20cm ou as caixas forradas e personalizadas (para 200 fotografias no tamanho 10×15 ou para 100 fotografias no tamanho 15x22cm), são óptimas opções. E nem sequer precisam de as encher, porque são objectos que o receptor pode completar e acrescentar a sua história.

 

Silvia Pontes - livro de honra e album fotográfico

Espreitem o trabalho bonito da Sílvia e preparem com tempo as vossas encomendas de Natal. Seja um álbum fotográfico com o mais bonito dos dias ou um pequeno arquivo de momentos com espaço para completar, aqui está tudo certo!

 

Acompanhem as nossas dicas para casar, sempre à segunda-feira. Queremos ajudar-vos a navegar a viagem até ao mais bonito dos dias, reunindo e partilhando bons conselhos, ideias frescas e muito sentido prático, real e experiente.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade