Created with Sketch.
Ana Apolinario

Let SB Inspire You: Elopement Wedding

O elopement wedding é um formato de casamento que tem agora particular expressão, face às necessidades restritivas que se impõe nas circunstâncias atuais. De qualquer forma, é uma tendência que vinha já a crescer entre casais do mundo inteiro, não apenas na sua essência de “fuga a dois para casar”, mas enquanto momento vivido tranquilamente por casais com uma ligação muito profunda e especial, que optam por viver o seu amor sem limites e numa forma de casamento mais intimista. Ou até mesmo enquanto solução para os casais que têm pouco tempo, que assim decidem casar por questões de dinheiro, gosto pessoal, pelo desejo de fugir das obrigações, por incompatibilidade de feitio com festas tradicionais ou até por falta de paciência para organizar uma grande festa!

 

Por isso, para quem está a pensar celebrar um casamento a dois, hoje debruçamo-nos sobre o elopement wedding nesta nossa permanente partilha de inspiração, com alguns exemplos de como tornar o vosso dia ainda mais bonito e especial.

 

foto hugo coelho fotografia

Liberdade & Personalização

Como o casamento é a dois, a verdade é que pode ser como os noivos quiserem. Não há regras: só muito romantismo e intimidade! O elopement wedding permite-vos escolher exatamente o que quiserem, sem amarras aos protocolos ou mesmo às pressões de desejos que não são vossos, mas de outras pessoas.

 

elopement wedding foto hugo coelho fotografia

De qualquer forma, uma sugestão de plano de dia pode passar por um first look, seguida da troca de votos entre os noivos, um ensaio fotográfico e um momento gastronómico, que pode ser apenas o corte do bolo ou um jantar a dois, com todo o requinte e um decor apropriado, com um centro de mesa de sonho, loiça requintada, uma garrafa de champanhe e todo o romantismo que a ocasião exige.

Espreitem esta sessão fotográfica desenhada para inspirar noivos que tenham em mente um elopement ou destination wedding.

 

sessão fotográfica destination wedding

sessão fotográfica destination wedding

sessão fotográfica destination wedding sessão fotográfica destination wedding sessão fotográfica destination wedding

Locais para um elopement wedding

A beleza do formato elopement wedding reside na liberdade de escolha de locais para realizar a cerimónia.  Os noivos podem, assim, escolher praticamente tudo, desde um cenário incrível e paradisíaco onde jamais caberia uma estrutura para festa – como em frente a uma cascata ou num espaço no meio da natureza – ou um lugar que faça parte da história do casal a parques ou edifícios públicos, um rooftoop incrivelmente romântico, com uma vista maravilhosa e um ambiente chic urbano ou até mesmo um destino mais radical, que lhes permita incluir uma entrada num balão de ar quente ou fazer body jumping a seguir…

 

foto it's all about

O que não faltam são lugares incríveis para dizer o “Sim”! Mais que não seja… a vossa casa! Sim, para quem procura um tipo de casamento marcado por um ambiente indescritivelmente íntimo e pessoal, diferente, mais flexível, com propostas mais versáteis e até mais criativas, trocar juras de amor no aconchego de casa – seja na residência ou mesmo numa casa de família ou amigos – pode ser uma experiência inesquecível.

Em casa

O casamento que partilhamos em baixo foi celebrado em casa, no quintal. Foi fotografado pela Feel Creations – Wedding Photo & Film e aconteceu numa gigante bolha de amor, de alegria e comoção, num sentimento de família e proximidade. Neste caso não foi um casamento a dois ou om meia dúzia de convidados, mas sim um mini wedding. Mas podia, perfeitamente, ter sido. Adorámos a ideia e a forma como o concretizaram. O pátio, os noivos, os detalhes, o decor… tudo estava lindo, cuidado, simples, colorido e aconchegante. Feliz.

 

foto feel creations wedding photo film

foto feel creations wedding photo film foto feel creations wedding photo film foto feel creations wedding photo film foto feel creations wedding photo film

Na natureza

Entretanto, um elopement wedding entre serras e montanhas ou na densidade de uma floresta é uma opção de tirar o fôlego. A proximidade da natureza proporciona uma conexão única e envolve os noivos (e eventuais convidados próximos) numa onda de amor e energia incrível. Como neste casamento em Asheville que nos apaixonou, fotografado por Cody & Allison Photography

 

elopement na floresta elopement na floresta elopement wedding na floresta elopement wedding na floresta elopement wedding na floresta

Na praia

É claro que o barulhinho do mar e a sensação maravilhosa do pé na areia de um casamento na praia constitui um cenário espantoso para este formato de casamento. E o mundo está repleto de praias paradisíacas, uma mais linda que a outra! Nós por cá também as temos, praias fabulosas que são escolhidas precisamente por quem, de fora, prefere vir aqui casar, neste jardim à beira-mar plantado, e fazer o seu elopement wedding. Como estes casais abaixo, que foram fotografados pela Aguiam Wedding Photography.

 

foto aguiam wedding photography foto aguiam wedding photography foto aguiam wedding photography foto aguiam wedding photography foto aguiam wedding photography

Dicas essenciais para organizar um Elopement Wedding

Apesar de acabar por ser mais simples de organizar, um elopement wedding tem algumas particularidades que exigem atenção e dedicação. Por isso, deixamos aqui algumas dicas que serão fundamentais para que nada, nem ninguém, estrague o vosso momento de comunhão exclusiva.

Ao início só vocês vão achar esta ideia fantástica

Sim, não tenham demasiadas expectativas quando revelarem a vossa decisão à família. Sobretudo aos vossos pais, avós, irmãos ou melhores amigos. Mesmo que não o verbalizem, o mais provável é sentirem-se frustrados por não estarem a ser convidados para participar num momento tão importante das vossas vidas. De qualquer forma, é sempre preferível avisar da vossa intenção do que surpreendê-los a posteriori com um simples “Casámos!”. E, se preferirem, podem sempre incluir os pais e irmãos (ou melhor amigo/a) na vossa “fuga”.

Não há volta a dar à burocracia

Informem-se sobre todos os trâmites que o mundo burocrático exige e, se forem casar no estrangeiro, garantam que têm a documentação toda em dia e verifiquem se será necessária alguma documentação específica ou outras formalidades.

 

foto it's all about foto it's all about

Contratações must have num elopement wedding

Por mais “simples e despreocupado” que um elopement wedding possa parecer, ter ao vosso lado um wedding planner evita muitas preocupações, nomeadamente com horários ou até mesmo com reservas de mesa, etc., ou com qualquer outra ideia que tenham tido para a vossa cerimónia. Além disso, se forem casar no estrangeiro e tiverem apoio no local poderão usufruir de lugares especiais que, geralmente, nenhum turista teria acesso.

 

Também o fotógrafo e o profissional de vídeo são, obviamente, fundamentais para eternizar o momento e para que possam partilhá-lo com os amigos e familiares que não estavam lá com vocês.

 

Por fim, makeup & hair. Fundamental! Lá por ser “despreocupado” um elopement wedding não é sinal de desleixamento. Um casamento exige um conjunto visual perfeito. Por isso, arrasem! Apesar de ser um casamento a dois, a preocupação com os visuais deve ser a mesma do que se tivessem 300 convidados. Afinal, é o vosso casamento. Brilhem no vosso dia.

 

noiva make up hair foto feel creations noiva make up hair foto feel creations

Festa posterior no timing perfeito

Há quem opte por fazer uma festa tradicional quando regressam a casa, para, aí, sim, poderem partilhar este marco nas suas vidas com quem mais gostam. Atenção apenas ao timing: a festa deve acontecer numa semana muito próxima à da cerimónia. Isto genericamente, claro, porque se tivermos em conta a atual situação pandémica, em que o elopement pode apenas ser a solução para manter um casamento que foi adiado, esta “regra” não se aplica.

 

Por fim, não esqueçam: antecedência, sempre. Sobretudo se optarem por um destino internacional, não esqueçam de programar tudo antecipadamente.

 

elopement wedding foto feel creations wedding photo film elopement wedding foto feel creations wedding photo film elopement wedding foto feel creations wedding photo film  foto feel creations wedding photo film

FAQs pertinentes

O que é, ao certo, um elopement wedding?

Elopement wedding é uma expressão em inglês que quer dizer, em tradução livre, “fugir para casar” (o termo “elope” quer dizer “fugir”). Antigamente, correspondia aos casamentos de noivos apaixonados que tinham de fugir para casar “às escondidas” ou de uma forma mais repentina e espontânea, viajando para um lugar distante ou fora da sua residência, sem avisar família e amigos. Mas o conceito evoluiu e, hoje em dia, é uma escolha de muitos casais que procuram um formato de casamento em que possam celebrar o seu amor e união com maior significado e mais íntima possível.

 

O elopement wedding significa, basicamente, um casamento a dois, mas tal não quer dizer que não possam convidar ninguém, embora neste caso os convidados serão apenas restritos membros da família (pais, filhos e irmãos) ou um amigo que seja muito próximo.

Com quem combina este formato de casamento?

O Elopement Wedding é o mais íntimo e romântico dos casamentos, um momento só dos noivos. Este estilo de cerimónia combina com casais apaixonados que querem um momento só deles, que optam pela intensidade, profundidade e significado. E, claro, remetendo-nos à atualidade, casais que querem viver o seu sonho com segurança.

 

É também um estilo de casamento indicado para divorciados que querem casar novamente em cerimónias menos tradicionais e também para casais que acabam por optar por este formato por causa de budget limitado.

Qual a diferença entre elopement wedding e destination wedding?

A principal diferença tem mesmo a ver com a quantidade de convidados. Enquanto o elopement wedding é realizado apenas com o noivo e a noiva – ou eventualmente os pais, irmãos ou um ou outro amigo/familiar muito próximos –  um destination wedding aplica-se a uma cerimónia onde todos os familiares e amigos podem ser convidados a viajar com os noivos. Por seu turno, e sendo que o conceito de elopement wedding já evoluiu, nem sempre implica uma viagem.

 

elopement wedding foto hugo coelho fotografia

E agora que já sabem mais algumas coisas sobre o elopement wedding, contem-nos como fariam o vosso casamento! E se ainda não decidiram bem o que vão fazer, continuem connosco desse lado, a ler as nossas partilhas, dicas e inspirações.

 

Até breve!

 

Fornecedores presentes neste post: Hugo Coelho FotografiaAguiam Wedding Photography | Free Creations – Wedding Photo & Film | It’s all about…

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade