Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: catering consciente, casamento sem desperdício!

Nas dicas para casar de hoje, falamos de comida.

O vosso serviço de catering é a fatia mais gorda do orçamento do casamento e ocupa, sozinho, mais de metade do bolo total. É também, certamente, o grande factor de ansiedade, já que, juntamente com o enorme custo, estão a fazer escolhas que devem acomodar os gostos e necessidades específicas de umas boas dezenas de pessoas de quem gostam tanto e a quem querem proporcionar um dia inesquecível. A pressão para fazer a escolha certa é real, e também por isso, é muito importante escolherem fornecedores muito profissionais.

 

Há umas semanas falámos por aqui sobre sustentabilidade e deixámos um conjunto de sugestões para um casamento mais sustentável, é o assunto do momento e todos temos o poder de fazer pequenas grandes mudanças.

Quando falamos de casamento, a sustentabilidade não fica exclusivamente do lado de quem consome, mas também de quem providencia os serviços. Combater o desperdício de forma consciente é um processo que tem sido abraçado pelos fornecedores  e, por isso mesmo, hoje conversamos com a Palace Catering sobre ementas de casamento sem desperdício.

Uma das maiores preocupações da Palace Catering, como empresa socialmente responsável, é de diminuir os excedentes de alimentos confeccionados nos eventos. Mas, ainda assim, sobra comida que não chega a ser consumida. Nestes casos, a nossa prioridade é encaminhar essa comida, que continua em perfeitas condições, para quem dela mais necessita.

Para combater o desperdício alimentar, há que começar pelo início: produzir menos comida. Nós socializamos à mesa, e é aqui que somos felizes. Comemos, falamos, bebemos, rimos, celebramos. A mesa quer-se bonita e farta, sobretudo nos dias de festa, mesmo que esta fartura, seja, nos dias de hoje, mais frugal. A abundância será sempre sinónimo de “sejam muito bem-vindos” e mesmo que os mais novos sejam mais descontraídos, a geração dos pais e avós estará muito atenta.

 

Espaços e catering para casamentos no Porto: Palace Catering Espaços e catering para casamentos no Porto: Palace Catering Espaços e catering para casamentos no Porto: Palace Catering

«Há ainda alguns noivos que ficam receosos quanto à quantidade de comida», confirma Cristina Barros. «Este receio prende-se, sobretudo, com a ideia de que os bons anfitriões põem mesas fartas. Mas fará sentido aumentar as quantidades para lá do que se sabe que será, efectivamente, consumido, sabendo de antemão que grande parte do que esteve exposto irá para o lixo? Valerá a pena?»

 

Na nossa opinião, não – e acreditamos que concordam connosco. Tendo em conta que o catering corresponde à maior fatia do vosso orçamento para o casamento, vale a pena ponderar bem este assunto e fazer escolhas informadas e sensatas. Gastar dinheiro a mais e deixar que se desperdice comida são duas coisas a evitar e um bom profissional proporá as melhores opções.

 

A Palace Catering faz algumas sugestões para um casamento sem desperdício:

«Começamos por apresentar um aperitivo (volante e buffet) em que apostamos na variedade e na quantidade calculadas em função do número de pessoas esperado. Fazemos os cálculos internos com base num rácio de cerca de 12 peças (unidades ou gramas) por pessoa. Uma vez que apostamos num bom aperitivo, sugerimos um menu com uma entrada de peixe, um prato principal e o bolo dos noivos como sobremesa. Não nos parece necessário mais, temos buffets de frutas, queijos e doces de seguida e uma ceia para os mais resistentes! Não pode faltar bebida… et voilá: um casamento sem sobras!»

 

Exactamente porque produz q.b., a Palace Catering tem conseguido evitar sobras exageradas nos seus serviços. No entanto, e porque ainda acontece restar alguma coisa (sobretudo doces do buffet), existem algumas práticas a serem adoptadas, mas sempre com muito rigor, pois estamos a falar de alimentos, com tempos de exposição e intervalos de temperatura a cumprir.
Por exemplo, se os clientes quiserem levar consigo o que sobrar no final da festa, são convidados a fazê-lo, desde que tratem dos recipientes e assinem um termo de responsabilidade: «Somos uma empresa certificada em HACCP e não nos podemos responsabilizar pelo acondicionamento que noivos ou familiares farão dos produtos que recolherem.»

 

catering consciente para um casamenro sem desperdício Catering consciente para um casamento sem desperdício Catering consciente para um casameno sem desperdício

Quando há comida a sobrar e ninguém para a levar, então a estratégia da Palace Catering passa por contactar uma instituição que possa fazer a recolha em boas condições e dar-lhe utilidade junto de quem precisa. Actualmente, Coração da Cidade é a sua instituição parceira.

 

A sugestão deixada por Cristina Barros para quem está agora a planear o casamento é a de que abordem este assunto junto das empresas de catering que contactarem, pedindo uma proposta para um casamento sem desperdício. Enquanto cidadãos, a nossa melhor ferramenta para melhorar o mundo é o consumo consciente, privilegiando produtos e empresas alinhados na mesma visão.

Consumir produtos locais (queijo, pão, vinhos, carne, peixe…), consumir produtos da época, reduzir a quantidade, apostando na qualidade, e aproveitar o que sobra, seja trazendo ou distribuindo, é o caminho. Com estas ideias bem presentes, sentem-se à conversa com o vosso fornecedor seleccionado, discutam o assunto “casamento sem desperdício” e criem uma ementa que deixará todos de coração (e estômago) cheio!

 

Não deixem de acompanhar as nossas dicas para casar, sempre à segunda-feira.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade