Created with Sketch.
Ana Apolinario

Trends Station: Casamento Ecológico

No nosso Trends Station de hoje vamos abordar os casamentos sustentáveis. Não porque a ecologia está na moda, mas porque é um conceito que deve estar sempre presente na vida em sociedade. E se é verdade que já começamos a incluir uma série de hábitos sustentáveis no nosso quotidiano, então porque não aplicá-los ao dia tão especial e apostar num casamento ecológico?

 

Aproveitemos a consciência social que parece vir a crescer, sobretudo na sequência desta interminável pandemia, que nos deu tempo para refletir sobre o nosso papel no mundo e, no caso dos casamentos, permitiu aos casais pensarem no que realmente querem de uma celebração, levando-os também a optarem por casamentos mais ecológicos e com menos desperdício.

 

Foto: Quinta Nova Eventos

Casamento ecológico, mas «em bom», claro!

Sustentabilidade é, então, a palavra de ordem. Mas atenção: que não se confunda o conceito eco-friendly com avareza, com o escolher o mais barato. Um casamento ecológico não perde, necessariamente, toda a beleza e sofisticação que a ocasião exige. É preciso, apenas, tomar decisões que façam sentido. Afinal, a ideia é contribuir para um mundo melhor (salvá-lo!) e não poupar (apesar, de por vezes, os dois termos se cruzarem). E podemos fazê-lo em todos os aspetos do casamento: desde a decoração, ao estacionário, passando pelas lembranças, até ao catering.

 

Para combater os desperdícios de comida, por exemplo, os noivos podem escolher uma instituição para, no final, recolher os restos da refeição. O uso de produtos locais e de época é também de considerar, assim como oferecer plantas em vasos nas lembranças de casamento, receber como prenda de casamento uma contribuição para uma associação ou causa solidária, etc. Tudo excelentes estratégias sustentáveis que contribuem para fazer do mundo um lugar melhor!

 

casamento ao ar livre

Foto: Hugo Coelho Fotografia

Repensar os materiais do estacionário

Um dos aspetos do casamento onde é possível reduzir a pegada ecológico é no estacionário. Dos convites de casamento, aos menus e etiquetas das lembranças de casamento, a quantidade de produtos de papel que utilizamos num casamento é muito grande. Por isso, será importante optar por materiais reciclados ou alternativos, em linha com o que nos diz a Sukses Design, que na sua “busca pela simbiose perfeita entre materiais de qualidade e a elegância” criou “um conceito onde o artesanal e a natureza coexistem”

No vosso casamento não pode faltar sustentabilidade. Optar por materiais artesanais, tingidos com corantes naturais e com todo um processo de reduzida ou inexistente intervenção mecânica. Assim terá não só um bonito impacto no ambiente, como tornará os vossos convites ou estacionário, numa recordação intemporal – Joana R. Bastos, Sukses Design
convite de casamento ecológico sukses design

Decoração floral para um casamento sustentável

Nesta questão do desperdício, há também a considerar as flores. Aqui, o caminho para a sustentabilidade pode passar por optar por plantas de vasos, apostar na decoração complementar, procurar dar «uma segunda vida» aos arranjos… Mas a grande regra é o consumo local – tem menos pegada e investe na economia interna e da comunidade. Assim, as recomendações para uma decoração eco-friendly passam por usar flores de cultivo local e da estação.

 

É o que nos diz a Bosque Conceitos Florais.

Caros noivos, deste lado, Gustavo Camacho e Tiago Bettencourt. As quatro mãos por de trás deste Bosque.
Enquanto cuidadores do que nos move – a natureza – temos vindo a mostrar a todos os nossos casais, que o uso pontual ou assumido de espécies silvestres ou de jardim, como parte integral da nossa arte, é e será sempre a nossa tendência.

Seja num casamento romântico e clássico ou num casamento intimista e minimal, caso optem por esta imagem que tanto nos define, para além de conseguida a simbiose entre a componente natural e a componente festa, é também propagada a palavra sustentabilidade no setor dos casamentos. Reduzir a nossa pegada enquanto floristas, começa exatamente nesta linha de raciocínio. Não basta banir o uso de esponjas florais – prejudicais ao meio ambiente – mas também primar pela escolha de flores nacionais, silvestres e de jardim de pequenos produtores locais. Casar todas as espécies de flores, paletas e texturas, torna-se para nós um maior desafio criativo, mas acreditamos, que para vocês noivos, o alcance de um ambiente de festa distinto, personalizado, consciente e com história, é o melhor que temos para vos oferecer.

Mais do que uma tendência, é o nosso preceito, para quem procura um dia leve e bonito. Um dia mais ou menos silvestre. Um dia romântico e cheio de amor.

bouquet casamento ecológico

mesa de casamento

Sim ao conceito «verde»

Um casamento ecológico e sustentável é, então, um casamento pensado para que o impacto no meio ambiente seja o menor possível, sem perder a elegância e o charme de toda a celebração. Por isso, se a ideia é celebrar “hoje”, a pensar no “futuro”, aqui ficam mais algumas dicas para «reduzir, reutilizar e reciclar»:

 

  • Optem por alianças de casamento de metais reciclados ou um anel vintage (ou de algum familiar, por exemplo, com uma peça que alie simbolismo da união à importância dessa pessoa na sua vida)
  • Porque não adaptar o vestido de noiva da mãe ou da avó (ou alugar)?
  • Antes de comprar um fato, o noivo que olhe primeiro para o seu armário. A maioria dos homens já tem um ou dois fatos que podem ser perfeitos para o casamento, quando combinados com sapatos e acessórios novos. Se não tiver, pode também optar por alugar ou comprar algo que dê para usar depois.
  • Utilizem elementos pessoais para a decoração (livros, quadros, móveis, etc.).
  • Para além das plantas em vasos que já falamos para as lembranças de casamento, as lembranças comestíveis são também uma boa opção. De barras de chocolate artesanal, passando por doces caseiros ou azeite, esta é uma ideia que vai ficar na memória de todos.
  • Palhinhas, copos, embalagens para bolas de sabão, balões, kits para casa de banho, acessórios para o photobooto plástico está presente em muito mais coisas do que imaginam. Sempre que possível, descartem o plástico e usem opções de vidro e outros materiais reutilizáveis.

 

glamping wedding foto hugo coelho

Foto: Hugo Coelho Fotografia

Uma nova forma de viver um dos dias mais especiais

É bom saber que, apesar do longo caminho a percorrer, cada vez mais repensamos nos nossos valores, focamo-nos no que realmente importa e refletimos sobre a nossa missão neste mundo em que vivemos, nomeadamente  no que irá ser o nosso futuro e que legado estamos a deixar para as futuras gerações. Cada vez mais optamos por viver a vida mediante escolhas mais inteligentes, conscientes, a pensar mais no coletivo e menos no individual. E esta visão da vida é cada vez mais também uma visão dos noivos para o seu casamento e, por isso, este conceito de casamento ecológico e sustentável faz hoje parte das tendências de casamento.

 

Só um alerta: assim como não há casamentos perfeitos (e sim dias perfeitos, com todas as suas imperfeições), também não há casamentos 100% sustentáveis e ecológicos. Por isso, não se sintam pressionados a seguir rigorosamente todas as regras. Pensem: só por estarem a ler este post já significa que têm consciência ambiental!

 

noivos beijo casamento campo

Foto: Quinta da Quintã

 

Para facilitar a organização do vosso casamento, optem por fornecedores eco-conscientes e que vos ajudem a viver um casamento inesquecível, sem gerar um impacto negativo no meio ambiente. Espreitem os nossos fornecedores selecionados e encontrem os vossos parceiros.

 

Até breve!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade