Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: escolher as músicas para o casamento

Nas dicas para casar de hoje, vamos falar sobre as escolhas musicais para o casamento, e connosco temos a Your Jukebox.

 

A música é um dos principais ingredientes de uma boa festa e a banda sonora do mais bonito dos dias, dos seus vários momentos que marcam o compasso da história e que culmina com a grande festa, é um assunto que merece muito a vossa atenção.

O dia terá vários momentos distintos, com mais ou menos formalidade, com mais ou menos emoção, com mais ou menos intensidade, e todos eles são uma componente da narrativa, escalando a emoção até ao sim, e, depois, navegando o mood até ao nascer do sol, em caso de festa rija.

 

E se é um factor tão importante, para a fruição e memória do dia, vamos tratá-lo com o relevo que merece. Já sabem que os bons profissionais de animação para casamentos têm a agenda bastante carregada, por isso vão querer começar a contactar os candidatos com antecedência e há aqui muito trabalho a fazer em conjunto, que se vai definindo com a aproximação da data e é necessário respiro para construir o melhor plano.

 

DJ a pôr música em casamento e convidados a dançar Jukebox - DJ para casamento

E começar por onde? Pela pesquisa, aconselha a Jukebox:

«Antes de dirigirem um pedido de informação aos profissionais que estão a considerar, façam uma pesquisa sobre os mesmos. Ao fazer a abordagem, demonstrem algum conhecimento e refiram precisamente quais foram os aspectos que despertaram o vosso interesse neste ou naquele projecto. Comuniquem de forma clara e objectiva quais são as vossas expectativas em relação à colaboração dos profissionais em questão na vossa festa.»

 

Estamos a falar de uma actividade complexa e específica, rodeada de termos técnicos e de nuances – como os horários de participação dos profissionais numa festa, o tipo de equipamentos que têm disponíveis, o grau de alinhamento prévio da prestação do serviço versus os pedidos de última hora. A primeira coisa a fazer será, então, pesquisar, conhecer os diversos tipos de serviços existentes e dominar algum do vocabulário associado.

E a segunda? Definir exactamente aquilo que vocês querem. Um coro clássico na igreja, o trio de jazz a receber os convidados na festa, uma pista de dança a ferver pela noite dentro? E a abertura da pista? E o corte do bolo? Desenhem cada momento e visualizem (ou, melhor, ouçam com atenção) a música que os acompanhará na perfeição.

 

Repetimos os nossos conselhos habituais: seleccionar, cinco fornecedores, contactar três. Não adianta nada enviar e-mails impessoais a vinte fornecedores, porque nem eles serão capazes de vos responder com rigor sem informações detalhadas, nem vocês poderão avaliar o grau de adaptabilidade, de sintonia e de empenho do lado de lá.

Nesta comunicação, incluam sempre a data, o local previsto, o número aproximado de pessoas e algum detalhe sobre o que têm em mente. Não descurem a marcação de uma reunião à posteriori:

«Tendo em conta que haverá certamente muito vocabulário técnico nas trocas de impressões, uma boa solução pode passar por solicitar o agendamento de uma reunião e pedir ao profissional que explique, em linguagem comum, o que representam todos os aspectos da prestação de serviços.»

 

Partindo da ideia inicial que têm para o vosso dia, sentem-se à conversa: nesta troca de ideias, haverá espaço para o conhecimento profissional ser bom conselheiros e os gostos pessoais e sonhos comandarem a direcção. Deste encontro de vontades e competências, vai sair a banda sonora do vosso dia.

 

Jukebox - DJ para casamento Jukebox - DJ para casamento

Jukebox - DJ para casamento

Uma das variáveis que encontrarão neste tipo de serviços é a do horário de presença dos profissionais na festa. Isto é importante?

Para a Jukebox, sim: «Em Portugal, dependendo de uma série de factores, um casamento terá cerca de 12 horas de período útil, ou seja, 12 horas de aproveitamento real pelos anfitriões e convidados. Tendo isto em mente, faz sentido estabelecer os períodos de participação e as fases em que se inserem os diferentes fornecedores, acautelando os tempos de cada um. E o facto de se ter um período acordado com um limite previamente definido pode até potencializar o melhor aproveitamento desse serviço, saindo assim valorizada a prestação dos vossos fornecedores e, em última análise, a vossa festa.»

 

Faz sentido, de facto. Estamos a falar de pessoas, logo, de recursos de energia limitados. Não adiantará grande coisa contratarem um serviço sem limite de horas se depois os profissionais estiverem exaustos e se tornarem mecanizados ou repetitivos.  Ou de contratarem 12 horas de festa, quando nem vocês nem os vossos convidados não são party animals, e sairão após o jantar.

Planeiem o vosso dia tal como querem que aconteça e de acordo com a vossa natureza (e das vossas pessoas), pensem nos vários momentos que querem assinalar, da entrada da noiva, passando pela cerimónia, o cocktail, o corte do bolo do noivos e culminando com a abertura da pista, articulem com o espaço a questão dos horários e apresentem essa informação devidamente organizada aos profissionais de animação com que forem reunir.

Não se esqueçam de incluir as vossas preferências musicais e a caracterização do conjunto dos vossos convidados. Quanto mais informação transmitirem aos profissionais, melhor eles poderão ajustar o seu alinhamento ao perfil da festa que vocês desejam.

 

Este esforço de planeamento é recompensado com tranquilidade, no dia do casamento. Quanto mais detalhado for o trabalho prévio, quanto mais sintonizados estiverem os animadores com as vossas expectativas, mais se poderão libertar de preocupações no grande dia e serem simplesmente os anfitriões simpáticos e felizes.

Preparem com esmero a primeira dança, dando o devido relevo ao momento – seja qual for o vosso gosto musical! Façam-se anunciar e ao fim de alguns momentos, chamem os convidados à pista, envolvam-nos de forma feliz e divertida. Que tal combinar com o DJ uma música para os pais, outra para os padrinhos e ainda para os amigos? Façam as devidas introduções e convites para dançar e apresentem-nos com umas palavrinhas simpáticas.

Aqui, estamos a falar já de outra camada de detalhes, os mais especiais e queridos. Depois de contratado o vosso profissional de eleição e de definidas as guidelines para a animação musical de todo o dia, que tal surpreender a cara-metade com aquela canção? Ou surpreender os vossos pais, convidando-os para dançar ao som da música ‘deles’…  Ou aquela música das grandes noites de verão nas discotecas, que os vossos amigos vão reconhecer imediatamente?

 

Planeiem, planeiem, planeiem – improvisos de última hora e interrupções do alinhamento dos profissionais não são boa ideia para ninguém. Mas, com tudo devidamente arrumado com antecedência, o céu é o limite! E uma grande festa criará grandes memórias!

Ainda se lembram do primeiro passo? Pesquisar: e é aqui que devem começar.

 

Sobram dúvidas? Falem connosco! E não deixem de acompanhar todas as dicas para casar que vamos publicando, sempre à segunda-feira, que vos ajudarão a trilhar este caminho até ao mais bonito dos dias, de forma sabedora e tranquila!

 

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade