Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: como escolher o bouquet de noiva

Hoje, nas nossas dicas para casar, vamos escolher o bouquet de noiva!

 

Com o vestido de noiva já escolhido, e os sapatos de noiva a serem namorados, é altura de passar ao terceiro elemento que define o look da noiva (sem esquecer a maquilhagem e os acessórios, claro!): o bouquet de noiva.

 

A ligação entre estas duas peças é inequívoca – o protocolo diz que o bouquet deve seguir a linha do vestido, com volume adequado à figura, primeiro, e ao estilo, a seguir.

Para um vestido clássico, de princesa, com saia imponente, poderá ser de leve caída ou redondo. As flores serão mais clássicas, de uma variedade (rosas, peónias, hortênsias, por exemplo), e de cores suaves e delicadas, harmonizando o conjunto.

Um vestido de linhas direitas e rico em detalhes, em meninas altas, pede um bouquet mais elaborado, com atenção às cores: harmonia e elegância são o mote, mais verduras e menos cores tornarão o conjunto mais refinado. Valem várias espécies, mas de uma cor ou em ton sur ton.

O estilo mais boémio e descontraído pede bouquets mais orgânicos e naturais. As formas são menos estruturadas e as misturas mais criativas. São os mais complicados de executar e seguramente os mais dispendiosos, já que dependem dum conjunto bonito das várias espécies. Fitas coloridas, tecidos bonitos ou fio rústico finalizarão na perfeição estes belos arranjos.

Para as meninas mais baixinhas, recomendamos uma versão muito mignonne: um bouquet pequeno e harmonioso é o indicado, feito de flores pequeninas e delicadas. Um par perfeito!

 

Como escolher um bouquet de noiva com flores silvestres.

Como escolher um bouquet de noiva com flores desidratadas.

Bouquet de noiva com mix de flores frescas e flores desidratadas.

O bouquet de noiva é um actor secundário, mas muito presente, no imaginário do casamento. Acompanha a noiva nos preparativos, está na linha de visão à saída da cerimónia e é o assunto central do enquadramento num conjunto largo de imagens.

Com uma presença tão consistente, vamos pensá-lo como fazendo parte de um cenário mais alargado e não um objecto bonito e solitário.

 

O nosso trio de domingo é um bom exemplo deste exercício – pode parecer uma ideia maluca combinar os sapatos de noiva, o bouquet e o bolo dos noivos, mas aqui o que conta é o fio condutor, a ideia, o conceito de fundo que sustenta e liga todos os elementos. Pensem numa cor dominante, num estilo, nos pormenores que poderão estabelecer a ligação entre todas as partes e depois deleitem-se com as fotografias fabulosas que daí resultarão.

 

Mas há mais, claro. As flores serão, muito provavelmente, um dos elementos decorativos mais presentes na festa – uma grande parte dos nossos fornecedores seleccionados de flores trata, precisamente, de todos esses assuntos (do bouquet à decoração floral) e tudo se conjuga na perfeição. No caso de escolherem profissionais distintos para esses dois assuntos, certifiquem-se de que inspiração, ideias e resultado são partilhados entre todos, para que o resultado final seja perfeito.

 

como escolher um bouquet de noiva económico com cravos cor-de-rosa

Bouquet de noiva com rosas, dálias e hortênsias azuis e vermelhas.

Bouquet de noiva colorido com peónias

E como escolher? Bom, começar uma colecção de bonitos bouquets no Pinterest é sempre uma boa opção, que serve de referência para o que vos agrada e prende o olhar, quando se reunirem com o vosso designer floral. Mas atenção, sentem-se nesta conversa com disponibilidade para novas ideias, porque este é um assunto com alguma imprevisibilidade e muitas variantes com impacto no preço final.

 

Expliquem as vossas ideias e ouçam os comentários e sugestões do profissional que têm à vossa frente. Considerem flores da época e de produção nacional, sempre que possível, não por ser mais barato (pode, de facto, não ser), mas porque a pegada ecológica é mais pequena e estão menos sujeitos aos imprevistos do transporte e despacho. Discutam uma segunda opção, nem sempre as as encomendas são tão rigorosas como se esperaria e o mercado floral é cheio de imprevistos (pragas, intempéries, greves de transportadores, aumentos nos combustíveis…), que se reflectem na disponibilidade e preço final do produto. O orçamento é pedido com meses de antecedência, mas encomenda é feita uma ou duas semanas antes, as surpresas não são tão improváveis quanto isso. Não duvidem do profissionalismo do vosso fornecedor seleccionado, que será um óptimo gestor de todos estes solavancos e imprevistos que tão bem conhece, e foquem-se no resultado final – será perfeito!

 

Considerem também o peso do arranjo e falem sobre isso, é relevante. Vão passar uma boa parte do tempo com o bouquet na mão, quanto mais leve e resistente ao manuseamento, mais confortável e fotogénico será. Não se esqueçam dele a um canto durante as fotografias, se investiram tempo e dinheiro nesta peça tão especial e pessoal, merece retrato próprio e dedicado.

 

Bouquet de noiva orgânico.

Bouquet de noiva com flores de Outono

Bouquet de noiva orgânico

Quanto a valores, não há paralelismo entre os preços da florista do bairro e um bouquet finalizado: para garantir meia dúzia de peónias em perfeito estado de maturação no grande dia, encomendam-se 30 pés (estragam-se, não vêm em condições, abrem demais ou abrem de menos, vêm em pacotes de dúzia, etc.) e a taxa de desperdício é muito grande. O valor final do bouquet somará o custo das flores (e verduras), a sua variedade, a qualidade das fitas e acabamentos, e o talento criativo e de execução do profissional: não pode ser pouco, mas será a justa retribuição por uma peça que vos fará quase tanta companhia como o noivo, pelo menos na primeira parte do grande dia, e que ficará imortalizada nas imagens registadas. Sim, estas flores são mesmo para sempre!

 

Estes bouquets de noiva bonitos fazem parte dos nossos trios de domingo. Espreitem os nossos favoritos!

 

Não deixem de acompanhar as nossas dicas para casar, sempre à segunda-feira.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade