Created with Sketch.
Susana Pinto

À conversa com: Sóanimarte – animação para casamentos

Hoje conversamos com o Tiago Simões, da Sóanimarte – animação para casamentos.

Começo por dar os parabéns, bem alto, a esta equipa – ontem celebraram duas mãos cheias de anos de actividade! Uma década de trabalho é coisa de gente valente e representa muito sangue, suor e lágrimas, e muitas alegrias também. É mais do que merecida esta festa e um belo abraço!

De seguida, falamos sobre o percurso deste grupo, a forma como procuram inspiração e como constroem os seus serviços e, sobretudo, sobre a importância da animação num casamento. No meio está a virtude e o Tiago explica porquê e como se prepara a animação perfeita para o mais bonito dos dias – o vosso!

Estudamos o casal com quem estamos a trabalhar, idealizamos o tipo de animação que pretendem e como podemos dar o nosso cunho à mesma. Seja levando um bocadinho do circo (do bom circo, entenda-se!), seja tornando o dia o mais simples e elegante de todos, sem nunca descurar a animação que ele merece.

 

Contem-nos um pouco da vossa viagem profissional até ao universo dos casamentos.

A nossa viagem profissional começa por ser uma viagem apenas, sem nenhum objetivo profissional. Sendo nós uma equipa de animação, a arte circense está sempre presente e foi por aí que começámos. Ainda novos, na escola, e por sermos de uma terra riquíssima em artes de rua, com o é Santa Maria da Feira, fomos tomando o gosto por manipular objectos e criar performances. Algum tempo depois, não muito, começámos a levar para os palcos (quer de anfiteatros, quer de rua) as nossas criações. Daqui até ir fazer a festa de aniversário do filho de uma amiga e começar a fazer casamentos, foi um pulo. Um pulo daqueles que damos na adolescência e nos apercebemos que rapidamente passamos a ser adultos.

 

Há quanto tempo trabalham neste mercado? E porque escolheram trabalhar em casamentos?

Eu, Tiago, trabalho na área desde 2004. A Joana, minha companheira, desde 2007. A empresa (ou equipa, como lhe gosto de chamar) começou em 2009 e fazemos 10 anos precisamente este mês de Maio. Trabalhar em casamentos nunca foi uma escolha ao início do projeto. Tinhamos tantas ideias na cabeça que criámos quatro grandes áreas de intervenção: infantil – para aniversários; noite – para discotecas e clubes; performance de rua – onde podíamos ser mais criativos, e, claro, casamentos. Mas ao longo dos tempos começámos a apercebermo-nos de que os casamentos eram realmente o palco onde nos sentíamos bem. Mais próximos das pessoas e mais envolvidos na emoção que dias como esse acarretam.

 

Qual é a vossa assinatura, o trabalho que mais vos define e separa da concorrência?

No seguimento da história que vos contava na pergunta anterior, percebemos cedo que para sermos quem sempre sonhámos ser – aquela equipa criativa e cheia de ideias –, tínhamos de levar um bocadinho dessa génese para os casamentos e essa é a nossa assinatura. Estudamos o casal com quem estamos a trabalhar, idealizamos o tipo de animação que pretendem e como podemos dar o nosso cunho à mesma. Seja levando um bocadinho do circo (do bom circo, entenda-se!), seja tornando o dia o mais simples e elegante de todos, sem nunca descurar a animação que ele merece.

 

Sóanimarte - animação para casamentos Sóanimarte - animação para casamentos
Animação para casamentos no Porto: Só Animarte

Existem fórmulas vencedoras que aplicam, ou cada evento é pensado totalmente de raiz?

É comum achar-se que existe essa fórmula vencedora e muitos trabalham arduamente para a encontrar e a poder aplicar nos eventos seguintes, tornando assim tudo mais fácil. Mas, na verdade, que piada tem se isto for tudo mais fácil? Para nós, os eventos devem ser sempre pensados de raíz e para aquele casal em particular. Não quer isto dizer que a nossa experiência não nos sirva como base para sugerir aos noivos o que consideramos mais eficaz para um resultado ultra-positivo, mas não queremos confundir experiência com fórmula vencedora.

 

Onde buscam inspiração para cada nova temporada de trabalho?

Sempre na temporada actual ou anterior. As tendências mudam e baseiam-se em paletas de cores, tipos de letra, cenários específicos. No nosso caso, na animação, há uma barreira que nos impede de aproveitar esse sumo para ser criativo, porque sejamos sinceros, apenas na música as tendências são evidentes, no resto das acções de animação temos sempre a tela em branco para poder criar, logo, durante as temporadas passadas estivemos atentos ao que nos dizia o mercado, o convidado, o noivo e, do nada, vão surgindo novas ideias. É um bocadinho como as bandas que andam na estrada em tour com um novo álbum, mas a aproveitar essa experiência para escrever um álbum novo que sairá dois anos depois.

 

Quando precisam de fazer reset, para onde olham, o que fazem?

Fazemos uma pequena introspecção. Tentamos perceber se nos sentimos bem a fazer o que fazemos nesse momento ou se precisamos de mudar. Somos um equipa numerosa, com ideias vincadas e onde todos temos uma opinião valiosa: colocamos essas opiniões em cima da mesa e de forma descontraída, estudamos o que devemos fazer. Se o resultado tiver de ser uma mudança radical, viajamos e, no regresso, metemos mãos à obra.

 

Sóanimarte - animação para casamentos Animação de casamentos no Porto: Só Animarte Animação de casamentos no Porto: Só Animarte

Qual é a importância da animação na grande lista de itens e tarefas que compõem o casamento?

Logicamente, para nós, tem sempre uma importância acrescida, mas de forma genérica consideramos que há três grandes itens que fazem toda a diferença no casamento: o local/catering, os fotógrafos/videógrafos e a animação. Se alguns deste itens falha, torna-se logo um marco nesse casamento. Contudo, a animação está a passar por um processo de difícil entendimento no mercado nos casamentos, isto na minha modesta opinião. Existem, felizmente, inúmeras empresas de animação, de diversos estilos diferentes, mas se bem analisarmos os casamentos em Portugal (e não só), há dois pólos: os que têm animação do início ao fim, o que se torna massacrante; e os que têm apenas DJ (ou banda) porque não querem correr o risco de aborrecer o casamento. O meio-termo não existe, é logo excluído. O nosso trabalho tem sido mostrar a todos que esse meio-termo é talvez a melhor opção de todas: animação, q.b.

 

Qual é o vosso processo de trabalho, como acontece a ligação ao cliente?

Do mais simples que pode existir, sem barreiras linguísticas, burocráticas ou sociais. O casamento é uma festa que envolve um grupo de pessoas próximas do casal, que nós não conhecemos ou com quem não temos qualquer relação. O nosso processo de trabalho é conhecer os noivos, de forma a podermos estar incluídos nesse grupo e esse grupo aceitar a nossa adição. Só assim os podemos animar a todos, de forma simples, personalizada e eficaz. Não queremos nunca que os noivos sintam que não nos conhecem.

 

Qual é a melhor parte de trabalhar em casamentos? E o mais desafiante e difícil?

A melhor parte é, sem dúvida, conhecer pessoas, viver e experienciar essa emoção e partilhá-la num dia que é sempre vivido intensamente. De tal forma que se constroem amizades que duram uma vida (há uma bela percentagem do nosso grupo de amigos, que foram em tempos nossos noivos). A mais difícil é combater por um mercado mais justo, quer aos olhos dos noivos quer aos olhos das restantes empresas. Fazer entender a nossa posição/visão sem parecer presunçoso torna-se desafiante!

 

Escolham um momento ou serviço favorito, e contem-nos porquê :

 

Existem tantos momentos favoritos que é difícil escolher um, mas se há história que gosto de contar é aquela que melhor se identifica com quem nós somos e como gostamos de estar. Em 2013 decidimos organizar um desfile de moda performativo, a convite de uma colega do grupo. Nesse mesmo desfile tratámos da produção toda, incluído castings de manequins e afins. Após 3 meses de preparativos, a colega que nos convidou para organizar apaixonou-se por um dos manequins. Cinco anos depois decidem casar, organizámos a festa e está estampada na minha cara (como podem ver na foto, o barbudo), a felicidade de tal momento. Como fica sempre, de evento para evento, de casal para casal, de amigos para amigos. Resumindo: o nosso momento favorito é sempre que vemos todos assim: emocionalmente sorridentes!

 

 

Contactem a Só Animarte, através da sua ficha de fornecedor. Espreitem as galerias e entrem em contacto com o Tiago Simões, directamente através do formulário: é só preencher com os vossos dados e mensagem e, na volta do correio, terão uma resposta simpática.

 

 

Acompanhem estas nossas conversas longas com fornecedores seleccionados Simplesmente Branco, sempre à quarta-feira!

 

Marta Ramos

A minha terra, a terra minha, por The Breeders

Regressamos à ilha acerca da qual disse o escritor José Saramago: «Lanzarote sin ser mi tierra, es tierra mia». Também o casal que veremos no vídeo está longe da sua terra, numa missão de construção do futuro com que sonharam, a dois. Diana Nobre fotografou-os e Vítor Barros, dos The Breeders, filmou-os — e a fotógrafa já nos contou, quando publicámos as suas imagens desta sessão, a impressão simpática que estes dois aventureiros apaixonados lhe deixaram: «O casal era muito jovem, duas pessoas simples, que se comportavam lindamente perante a câmara. Ela é do Equador e ele de Inglaterra, e ali estão, a viver a sua vida a dois em Lanzarote, a juntar as suas economias para construírem um dia um futuro em Inglaterra. Foi um casal com quem me deu imenso prazer trabalhar, pela sua humildade, pela sua forma pura de estar.»
Vamos descolar:

 

 

Vítor Barros trabalha como fotógrafo e videógrafo desde 2008, tendo desde então acumulado diferentes experiências e construído, com essas aprendizagens e com a sua própria intuição e percepção estética, uma abordagem pessoal aos casamentos. 2018 foi o ano de dar um grande passo e criar a sua marca, The Breeders, para poder pôr em prática a sua visão daquilo que devem ser as memórias em filme de um dia tão especial como o do vosso casamento: «Para mim, o mais importante é conseguir transmitir a felicidade que os noivos vivem, sendo o mais discreto possível. Sempre fiel à minha estética, mas adaptando-me a cada casal.»

Não se esqueçam de ver também as fotos desta sessão, da autoria de Diana Nobre, e consultem a ficha de fornecedor seleccionado The Breeders para verem mais vídeos e saberem um pouco mais sobre este nosso fornecedor seleccionado. Falem com o Vítor, ele está à espera de vos conhecer e de contar a vossa história.

Marta Ramos

Damos as boas-vindas: Quinta do Avesso

As boas-vindas de hoje são dadas à Marta, à Rita e ao Ricardo — e à sua Quinta do Avesso.

 

A Quinta do Avesso pretende dinamizar eventos únicos e diferenciadores num espaço de referência, totalmente remodelado para realizar a festa dos vossos sonhos. Neste belíssimo espaço, poderão desfrutar de excelente áreas ao ar livre, perfeitas para um aperitivo — ou mesmo para a cerimónia e o copo-de-água. Para os meses mais frios do ano há excelentes salões de banquetes. Um dos trunfos da Quinta do Avesso é o catering: os proprietários do espaço gerem vários restaurantes de renome e a ementa, elaborada pelo Chef Nuno Castro, propõe clássicos da gastronomia portuguesa com um toque contemporâneo e também paladares de outras geografias. Uma delícia!
Contem ainda com um serviço próprio de decoração personalizada, para que a Quinta do Avesso se transforme no cenário do casamento que sempre desejaram ter.

A Marta, a Rita e o Ricardo escolheram trabalhar na área dos casamentos por gostarem da ideia de partilhar datas especiais, criar momentos perfeitos na vida dos seus clientes e realizar os seus sonhos. Orgulham-se da confiança que os seus noivos depositam neles: «A nossa experiência e profissionalismo deixa-os tranquilos de forma a aproveitarem o seu dia de forma inesquecível e sem preocupações.» Vão procurar inspiração aos seus clientes, aos seus sonhos e aos seus desejos para o grande dia. E quando olham para o futuro, gostam de ver-se a evoluir, a acompanhar as novas tendências e a continuar a realizar festas de sonho.

 

A partir de agora, acompanhem também os nossos posts acerca da Quinta do Avesso.

 

Quinta do Avesso, um fornecedor Simplesmente Branco Espaço para casamentos no Porto: Quinta do AvessoEspaço para casamentos no Porto: Quinta do Avesso Espaço para casamentos no Porto: Quinta do Avesso

Não deixem de consultar a ficha de fornecedor seleccionado Quinta do Avesso para ficarem a conhecer melhor o seu trabalho. E falem com a Rita: ela está à vossa espera para, com a restante equipa, proporcionar-vos a festa que sempre desejaram ter!

 

Marta, Rita e Ricardo, bem-vindos ao Simplesmente Branco!

Marta Ramos

Wise words: lua-de-mel eco-friendly

Quem nos acompanha, já sabe que o International Wedding Trend Report para 2019 aponta a abordagem eco-friendly como uma das grandes tendências para os casamentos daqui em diante – e isso deixa-nos muito felizes. Depois de já vos termos trazido vários artigos de wise words com orientações práticas para organizar um casamento consciente, dedicamo-nos hoje à lua-de-mel: será possível viajar e aproveitar bem a experiência sem prejudicar o ambiente e as comunidades visitadas?

Claro que sim. Este assunto tem vindo a ser estudado nos últimos anos e, sobretudo desde 2017, o ano que a ONU escolheu para dedicar-se ao Turismo Sustentável, já temos bastante informação disponível para nos ajudar a fazer melhores escolhas.
Informação é, de facto, a palavra-chave. Quer viajem em modo aventureiro, quer recorram aos serviços de profissionais, recolham o máximo de dados possíveis sobre o vosso destino previamente, de modo a poderem preparar-se convenientemente. Por exemplo, é um local rico em vida selvagem? Então, lembrem-se de não apoiar actividades que explorem os animais e que façam deles «entretenimento»; e evitem os produtos de origem animal, sejam souvenirs ou alimentos que incluam espécies ameaçadas.
Ainda à mesa, procurem informar-se acerca da gastronomia tradicional e dos locais onde poderão saboreá-la com autenticidade, apoiando, assim, as populações locais, e evitando recorrer a fast food. A água não é de confiança? Munam-se de filtros e garrafas reutilizáveis para não ficarem dependentes da compra de garrafas de água descartáveis. É possível trocar o avião pelo comboio? Se sim, aproveitem a tranquilidade sobre carris para relaxar, ler e admirar a paisagem — a viagem começa assim que se sai de casa!

Na bagagem, não se esqueçam de incluir sacos reutilizáveis, talheres e palhinhas não descartáveis, a imprescindível garrafa de água e sacos para o lixo. Devemos sempre evitar adquirir produtos com demasiado plástico nas embalagens, mas isto é ainda mais importante em locais com um tratamento de resíduos deficiente. Se for esse o caso, o esforço deverá ser redobrado.

Por último, uma palavra acerca das pessoas. Viajar de forma sustentável implica, também, respeitar os costumes locais e a privacidade de quem nos recebe. Não fotografar ou filmar sem autorização, não entrar em propriedade privada só por curiosidade, respeitar o silêncio nas horas de descanso e conhecer as regras básicas de etiqueta locais para um trato cordial e agradável com toda a gente. A experiência será tão melhor para vocês quão melhor for para todos.

 

Lua-de-mel eco-friendly

Para alojamento, prefiram unidades hoteleiras com certificação comprovada. Apostem em actividades na natureza, preferencialmente não motorizadas e que não perturbem a fauna e a flora locais (e lembrem-se de não trazer nada que não sejam fotografias e boas recordações, assim como de não deixar lá nada que não sejam pegadas). Nas cidades, os transportes públicos são sempre a escolha acertada — e, nos casos em que se aplica, a bicicleta, claro. Procurem saber quais são as manifestações culturais genuínas da região e apoiem esses criadores.

No fundo, poderemos resumir tudo a uma cena de um belíssimo episódio da série Northern Exposure, passada no Alaska. Uma das personagens reflectia sobre a sua passagem por aquele sítio inóspito e concluía que o que importa não é o tempo que estamos em cada lugar, mas sim se esse lugar fica melhor depois de por lá termos passado.
Boa lua-de-mel! E que o destino que escolherem fique ainda melhor depois de por lá passarem.

 

A imagem que ilustra este artigo é do nosso fornecedor seleccionado I Go Travel.
Sobram dúvidas? Falem connosco, têm a caixa dos comentários inteiramente à vossa disposição. E não deixem de acompanhar todos os artigos de wise words que vamos publicando, sempre à segunda-feira.

Susana Pinto

Bolo dos noivos, sapatos de noiva e um belo bouquet: um trio perfeito!

Hoje, o nosso trio de bolo dos noivos, sapatos de noiva e bouquet de noiva regressa aos dourado, desta vez emparelhado com creme, marfim e rosa blush.

O dourado continua a ser um must da estação, no que toca a sapatos e eu aproveito, porque é uma das minhas cores favoritas para o assunto e não passo um verão sem umas sandáçias douradas!

Esta semana escolhi para sapatos de noiva estes mules dourados da Zara, com salto médio e um tom muito vistoso – gosto mesmo do modelo, a altura do salto é bastante razoável e têm poucos pontos de fricção. Como a cor é poderosa, um verniz nude ou branco cremoso faz um par perfeito!

Seguimos para o bolo dos noivos, lindo, em tons de rosa nude, decorado com magnólias em açucar, com detalhes dourados. A fita de seda, no mesmo tom, dá-lhe um toque ainda mais delicado.
Nem a propósito, tenho visto muitos bolos dos noivos com uma fita assim, solta, com laço ou sou com nó, mas sempre com esta leveza e presença – se ainda não é tendência, pode passar a ser, porque o resultado t6em toda a sua graça. Eu gosto muito!

Fechamos com um belo bouquet de noiva, como de costume: rosas em tom de marfim e algumas ramagens secas, de cor quase dourada, que acrescentam textura e um ligeiro dramatismo. O que vos parece tudo isto?

 

Bolo dos noivos com decoração dourada Sapatos de noiva dourados Bouquet de noiva

Uma paleta de cor feita de dourado e tons neutros (do marfim ao rosa blush) é uma receita infalível para um ambiente romântico. Concordam?

 

De cima para baixo, bolo dos noivos com dois andares, com cobertura em fondant e decorado com magnólias de açúcar e fita de seda, de Nadia & Co.; sandálias de noiva douradas, na Zara, por 29,95 euros; bouquet de noiva clássico e orgânico, com rosas e folhagem seca, por Plenty of Petals.

 

Para acompanhar estes nossos trios perfeitos que publicamos todos os domingos, basta que sigam as nossas etiquetas (a partir da homepage) ou aqui no topo do artigo: sapatos e sunday shoes; cake! e bolo; bouquet e um belo bouquet.

Bom domingo!

Susana Pinto

Casamento no Solar de Pancas: Adriana + Constantin

Fechamos a semana com um casamento no Solar de Pancas, em Alenquer. É o mais bonito dos dias da Adriana + Constatin, captado pelo Edgar Félix Videography e com dedinho da equipa Amor e Lima.

Este filme de casamento tem de tudo: patudos de estimação, uma pista de dança animadíssima, muitas lágrimas e outros tantos sorrisos e abraços apertados, gente bonita e muito bem vestida e um belo cenário. É disto – e de muito amor -, que é feito um dia de festa!

 

Quando a resposta foi “sim!”, como é que imaginaram o vosso dia?

Imaginámos um dia inesquecível, rodeados da nossa família e dos nossos amigos. Um dia cheio de amor e alegria!

 

Sentiam-se preparados ou foi um caminho com muitos nervos?

Sentíamo-nos completamente preparados. O casamento era algo que sempre esteve presente nos nossos planos e era algo que queríamos muito os dois.

 

Em que momento da organização do casamento é que sentiram, «é mesmo isto»?

Desde o momento em que fomos os dois escolher a igreja e o local! Foi um momento muito importante para nós.

 

O resultado é fiel às ideias iniciais ou muito diferente? Contaram com alguma ajuda?

O resultado foi totalmente o que nós idealizámos. Contámos com a ajuda da nossa família.

 

O que era fundamental para vocês? E sem importância?

O que era fundamental era que tudo no nosso casamento fosse autêntico e que espelhasse a nossa personalidade e a nossa relação. Mesmo com imprevistos, que sempre acontecem, foi tudo incrível! Temos memórias muito especiais e sentimos que aproveitámos tudo ao máximo e que todos estavam muito felizes e divertidos!

 

O que foi mais fácil? E o que foi mais difícil?

Foi fácil escolher a igreja e o local! O mais difícil, foi fazer a lista de convidados, pois era importante que fosse um casamento íntimo, com as pessoas mais importantes para nós.

 

Qual foi o pico sentimental do vosso dia?

Todos os momentos foram incríveis, porque vivemos com muita intensidade todo o nosso dia! Tudo superou as nossas expectativas!

 

E o pico de diversão?

Se há uma coisa que nos define enquanto casal, é o facto de nos divertirmos em tudo o que fazemos, por isso todo o casamento para nós teve vários momentos divertidos.

 

Um pormenor especial…

Só um? O nosso casamento foi feito de pormenores especiais, por isso é difícil para nós elegermos apenas um, mas eu diria que um momento especialmente marcante foi a primeira vez que olhámos um para o outro na igreja!

 

Agora que já aconteceu, mudavam alguma coisa?

Não mudávamos nada, acreditamos que tudo acontece como tem que acontecer e, no nosso caso, foi definitivamente o dia mais feliz das nossas vidas!

 

Algumas words of advice para as próximas noivas…

Vivam cada instante ao máximo, desde os preparativos até ao próprio dia, pois todos os momentos vão ser recordados com imensa saudade!

 

 

Os fornecedores envolvidos:

 

convites e materiais gráficos: foi tudo feito por nós;

espaço: Solar de Pancas;

bolo dos noivos: Pátio Velho;

decoração: Amor e Lima;

fato do noivo e acessórios: Mister Man e Under Blue;

vestido de noiva e sapatos: Pronovias e Schutz;

maquilhagem: Kseniia Popkova;

cabelo: Anabela Sousa;

bouquet de noiva: Romeira;

fotografia: Pedro Lopes Photography;

video: Edgar Félix Videography;

Dj: Ricardo Coimbra.